Guerrilhas colombianas recrutaram mais de 1.300 crianças em dois anos

Daniel Vanegas / Flickr

-

Quase 1.400 crianças foram recrutadas por guerrilhas entre 2012 e 2013 na Colômbia, segundo dados divulgados esta quarta-feira (12) por um grupo ligado ao Ministério da Defesa.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) recrutaram 1.255 menores nos últimos dois anos, enquanto o Exército de Libertação Nacional (ELN), a segunda maior guerrilha, integrou às suas fileiras 132 crianças.

Putumayo e Nariño, na fronteira com o Equador, assim como Huila (Sul) e Meta (Centro), são as localidades com o maior número de casos. Entre janeiro de 2002 e março do ano passado, 3.780 crianças e jovens foram resgatados das fileiras das duas guerrilhas.

Cerca de 1.160 desses menores, que correspondem a cerca de 30% do total, são crianças ou adolescentes do sexo feminino “que abandonaram a subversão” depois de terem sido vítimas de violações, trabalhos forçados, abortos e agressões físicas e psicológicas”, lê-se no comunicado do Ministério da Defesa colombiano.

Os números foram apresentados no quadro de uma campanha que procura evitar que crianças e jovens sejam aliciados por grupos armados.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.