Guarda costeira italiana resgata 3.690 migrantes em apenas um dia

Vito Manzari / Wikimedia

Imigrantes norte-africanos em Lampedusa

Imigrantes norte-africanos em Lampedusa

A guarda costeira italiana anunciou este domingo de manhã ter coordenado, no sábado, o resgate de 3.690 migrantes no Mediterrâneo, ao mesmo tempo que tinham em curso novas operações a decorrer durante a manhã.

Apesar de não constituir um número recorde, este registo é um dos mais elevados nos últimos anos para um só dia.

De acordo com os dados da polícia costeira italiana, citados pela agência de notícias France-Presse (AFP), os dias mais agitados foram a 12 de abril, quando resgataram 3.791 pessoas, e a 13 de abril, quando salvaram 2.850.

Para além do resgate efetuado, a guarda costeira italiana tem outras operações em curso na manhã de hoje, não tendo, no entanto, dado pormenores mais precisos.

Segundo a AFP, cerca de 210 migrantes foram salvos no sábado pelo navio de patrulha francês Comandante Birot, enviado na semana passada para reforçar o dispositivo europeu no mar Mediterrâneo, na sequência de uma série de naufrágios, em abril, que provocaram a morte a milhares de pessoas.

Os migrantes resgatados foram encaminhados para o porto de Crotone, na Calábria (sul de Itália), onde os foram socorridos e os dois presumíveis contrabandistas entregues às autoridades.

Para além do navio patrulha francês, as operações de sábado mobilizaram vários meios italianos, entre quatro navios da guarda costeira, dois navios da marinha, dois cargueiros, dois navios da polícia aduaneira e dois rebocadores.

A marinha italiana anunciou igualmente que a sua fragata Bersagliere socorreu 778 migrantes e que o seu barco de patrulha outros 675.

Alguns dos migrantes socorridos no sábado chagaram durante a noite à ilha italiana de Lampedusa, a mais próxima da costa africana, enquanto a maior parte era esperada durante o dia de hoje, depois do meio-dia ou à noite, na Sicília ou no sul de Itália.

Todos os dias, várias centenas de imigrantes, sobretudo africanos mas também muitos sírios, chegam à costa italiana depois de terem sido socorridos pela marinha ou pela guarda costeira italianas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.