/

Grupo DIA investigado em Espanha por vender leite demasiado barato

A Agência de Informação e Controlo Alimentar espanhola abriu uma investigação ao grupo de distribuição DIA por ter vendido leite, a semana passada, a 0,20 euros/litro em algumas das suas lojas El Árbol, na região das Astúrias.

Fontes do ministério espanhol da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente disseram à agência de informação Efeagro, que a AICA – congénere da portuguesa ASAE –activou o protocolo de actuação que envolve “acções de inspecção e controlo necessárias para comprovar o disposto na lei” da melhoria de funcionamento da cadeia alimentar.

Estamos a investigar tanto os fabricantes como a distribuidora que colocaram no mercado a dita oferta”, assinalaram.

A promoção das El Árbol foi dada a conhecer a semana passada pela organização agrária Unións Agrarias-UPA, depois de receber material gráfico que demonstrava a venda de leite a esse preço.

A organização esclareceu que, depois de denunciar o caso junto da Asociación Española de Distribuidores, Autoservicios y Supermercados, as promoções foram retiradas.

A cadeia DIA explicou entretanto esta segunda-feira em comunicado que, depois do alerta da Unións Agrarias-UPA, verificou “imediatamente” essa informação, comprovou que era verdadeira e decidiu retirar o produto de imediato.

“A retirada foi concretizada nas 24 horas seguintes, ou seja, na quarta-feira 25 de maio”, indicou o grupo retalhista, que também está presente em Portugal com os supermercados Minipreço.

Segundo a cadeia de supermercados, o preço deveu-se a “um erro” que ocorreu durante uma operação de desarmazenagem das lojas El Árbol e afetou 144 litros de leite, enquanto a cadeia vende anualmente mais de 400 milhões de litros de marca própria.

Tal indica – segundo a empresa – que o erro “não é quantitativo na política comercial” da empresa.

O grupo acrescenta ainda, no mesmo comunicado, que “não tem conhecimento, nem foi notificado sobre a activação do protocolo”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.