//

Gregos já podem viajar com 2000 Euros

5

Ed Yourdon / Flickr

-

A Grécia suavizou novamente as restrições bancárias impostas há quase um mês e agora os cidadãos gregos podem levar consigo 2.000 euros em dinheiro ou o seu equivalente em moeda estrangeira nas suas viagens ao estrangeiro.

O novo decreto publicado pelo Ministério das Finanças destaca ainda que os estrangeiros podem continuar a levantar quantidades ilimitadas de dinheiro.

Por outro lado, as empresas de navegação poderão levantar 50.000 euros por dia.

Na segunda-feira, dia em que os bancos gregos reabriram as portas, após três semanas de encerramento, o Ministério das Finanças deu passos para um primeiro alívio das limitações nas transferências para o estrangeiro, ao permitir que os pais com filhos a estudar fora da Grécia pudessem transferir 5.000 euros por trimestre.

Ao mesmo tempo, permitiu a transferência para o estrangeiro de um máximo de 2.000 euros para gastos médicos.

Para ultrapassar as restrições que tiveram impacto nas importações, o Banco da Grécia anunciou na sexta-feira que irá agilizar o processo de pagamentos comerciais ao estrangeiro.

Nesse sentido, vai aumentar, com efeitos imediatos, de 50.000 a 100.000 euros a transferência que cada cliente poderá efetuar para gastos com as importações.

Entretanto, mantém-se o limite de 60 euros para levantamento de dinheiro em caixas automáticas, embora a partir da próxima sexta-feira as pessoas que não tenham levantado dinheiro durante a toda semana poderão fazê-lo no montante máximo de 420 euros.

Os preparativos para a reabertura da bolsa de Atenas estão a decorrer, embora não haja data oficial, com os meios de comunicação social gregos a indicarem segunda-feira como data provável.

/Lusa

5 Comments

    • …A venda de automóveis disparou 51%… E já se sabe que para a próxima legislatura o actual governo afiança que não há condições para alterar o iva da restauração. Nabos em campanha.

      • …Do açaime em inox ansi 316 não pode! Será da posição que adopta para recolher “perolas” que lhe deitam… com os seus imprevistos ou colateralidades…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.