//

Grécia não vai pagar ao FMI os 1.600 milhões que deve em junho

Alexandros Vlachos / EPA

O ministro do Interior e da Reconstrução da Grécia, Nikos Voutsis

O ministro do Interior e da Reconstrução da Grécia, Nikos Voutsis

O ministro do Interior e da Reconstrução da Grécia, Nikos Voutsis, disse este domingo que a Grécia não será capaz de pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI) o empréstimo de 1.600 milhões de euros que vence em junho.

A Grécia acordou pagar em quatro tranches 1.600 milhões de euros de 5 a 19 de junho mas, segundo Nikos Voutsis, “este dinheiro não será pago, porque não há. Isso é conhecido e discutido com base num otimismo cauteloso de que haverá acordo que permita ao país respirar”.

Em entrevista à estação de televisão privada Mega, o ministro reconheceu que existem divergências sobre algumas questões e que, por isso, neste momento não será possível chegar a um acordo. No entanto, ressalvou que a existência de um pacto irá “incentivar o país”.

O ministro disse ainda que o calendário das negociações se poderá estender até o final de junho ou início de julho.

Ainda de acordo com a televisão “Mega”, o primeiro-ministro Alexis Tsipras transmitiu ao secretário do Tesouro americano, Jack Lew, a incapacidade do governo em lidar com os pagamentos do FMI devido em junho.

No final de fevereiro, os parceiros da zona do euro concordaram com a Grécia estender até junho o segundo resgate para chegar a acordo sobre as reformas que o país deve fazer para poder continuar a receber financiamento.

A oposição a cortes nos salários e pensões, a liberalização total do mercado de trabalho e a reforma tributária são alguns dos temas que geram grande desacordo com as instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.