/

Grade da ponte dos “cadeados do amor” colapsou com o peso

1

Uma parte da grade que ladeia a Pont des Arts, em Paris, caiu ontem sob o peso de centenas de “cadeados do amor”. A autarquia procura soluções para o problema que ameaça as estruturas de várias pontes da cidade.

O colapso aconteceu no fim da tarde deste domingo, quando uma grade de 2,4 metros da Pont des Arts cedeu sob o peso dos cadeados, caindo sobre o chão. Não houve feridos, mas a ponte ficou fechada ao público durante o resto da tarde.

Bruno Julliard, vereador da Cultura de Paris, afirmou no Twitter que “o colapso de uma barreira da Pont des Arts confirma o nosso compromisso de encontrar uma alternativa aos cadeados é uma necessidade real”. Já no final de maio, Julliard tinha alertado para as questões “estéticas e de segurança”, mas afirmou que a autarquia procura “uma abordagem de incentivo”, ao invés de punir.

O problema dos “cadeados do amor” tem vindo a ser discutido com particular intensidade nos últimos meses. Prender um aloquete à Pont des Arts passou a ser um ritual para os casais apaixonados, alastrando-se a outras pontes em Paris e por toda a Europa. No entanto, para além dos que se queixam por motivos estéticos, começam a surgir preocupações de ordem de segurança – o peso do metal atrelado às pontes pode ser perigoso para a sua estrutura.

Existe mesmo uma associação criada por moradores que protestam contra os cadeados do amor, a No Love Locks. A associação afirma esta manhã que, desde a notícia do acidente de ontem, já tiveram várias dezenas de novas assinaturas na petição que pretendem endereçar à autarquia para remover os cadeados.

AF, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.