//

Governo vai permitir estágios profissionais em associações juvenis

wili_hybrid / Flickr

O Governo vai permitir que as associações e federações de jovens se possam candidatar à medida Estágios Emprego, com o objetivo de possibilitar a realização de 150 estágios profissionais por ano.

O protocolo referente a esta matéria foi assinado em Évora, este sábado, e envolve o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A assinatura do acordo, durante o Encontro Nacional de Associações Juvenis a decorrer em Évora, vai ser presidida pelos secretários de Estado do Desporto e Juventude e do Emprego, Emídio Guerreiro e Octávio Félix de Oliveira, respetivamente.

PSD / Flickr

O Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro

O Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro

Inserida no programa Incentivo ao Desenvolvimento Associativo (IDA), a medida vai permitir as candidaturas aos Estágios Emprego promovidas por associações e federações de jovens que tenham obtido parecer favorável do IPDJ.

Estas candidaturas, explicou o Governo, vão beneficiar da “justificação que exceciona o cumprimento do critério de empregabilidade verificada após o fim dos estágios financiados pelo IEFP”.

“Esperamos, com esta medida, possibilitar a realização de 150 estágios por ano”, precisou o Secretário de Estado do Desporto.

Contudo, é mantida a obrigatoriedade de cumprimento de outros critérios específicos do projeto de estágios: objetivos e coerência do estágio, adequação do perfil do estagiário com o projeto e a adequação do orientador.

“A assinatura deste protocolo vem dar resposta a uma dificuldade sentida pelas organizações juvenis no acesso à realização de estágios profissionais nas suas organizações e que agora se resolve”, justificou Emídio Guerreiro.

O programa IDA, sublinhou o governante, pretende “apoiar a contratação de jovens nas associações juvenis, explorando o caráter de empreendedorismo social destas entidades”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.