/

Governo quer reduzir preço dos manuais escolares

2

Bindaas Madhavi / Flickr

-

O atual ministro da Educação já estará a negociar para reduzir o preço dos livros escolares, uma medida que pode ser aplicada a partir do próximo ano letivo.

De acordo com uma notícia avançada pelo Diário Económico, o Ministério da Educação já está a negociar com a Associação de Livreiros e Editores para reduzir os preços dos manuais escolares.

Fonte oficial do Ministério confirmou ao jornal que “as negociações estão a decorrer” e que o objetivo é aplicar esta redução “já no próximo ano letivo”.

Na mesa de negociações estará a possibilidade de indexar novamente os valores dos manuais escolares à taxa média anual de inflação.

Esta foi uma medida que ficou suspensa em 2012, quando o anterior Ministério e a Associação de Livreiros e Editores assinaram um acordo que previa um aumento fixo anual de 2,6% para os livros escolares do básico e do secundário.

Desde a aplicação desse acordo que os manuais aumentaram cerca de 20 euros, mais de 10%. De acordo com o Económico, caso os valores dos manuais tivessem continuado indexados à inflação, a subida dos preços teria sido apenas de 0,1% entre 2013 e 2014.

Em média, cada família gasta 25 euros com livros do 1º ciclo e no caso do 3º ciclo. No secundário, a despesa com manuais escolares chega a atingir os 200 euros.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.