/

Governo garante que aumentos no IMI serão em média só de 10%

5

portugal.gov.pt

Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, nega a subida abrupta nos valores do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Após o anúncio de que a factura podia ter aumentos de 500%, o elemento do governo assegura que os valores são “muito mais baixos”.

Em entrevista à Rádio Renascença, Paulo Núncio refere que os anunciados aumentos de 500% são “claramente desproporcionados”, frisando que os valores rondarão em média um acréscimo de 10%.

“Os números que têm sido apresentados na comunicação social não fazem nenhum sentido”, atira o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, realçando que os valores são “muitíssimo diferentes e muito mais baixos dos que têm sido referidos”.

Paulo Núncio destaca também nesta entrevista que a isenção do IMI abrange “350 mil famílias de menores recursos deixarão de pagar este imposto de forma permanente”. “Estão abrangidas famílias do primeiro escalão do IRS [rendimentos até sete mil euros] e que tenham casas avaliadas até 66 mil euros”, explica o governante na Renascença.

O secretário de Estado afiança também que “há ainda um milhão de famílias com baixos rendimentos – enquadradas no 1º escalão do IRS, ou seja, com rendimentos até sete mil euros – que beneficiam de uma cláusula de salvaguarda especial, não podendo ver o imposto crescer mais de 75 euros por ano”.

Para calcular o valor que terá que pagar, consulte o Valor Patrimonial Tributário do seu imóvel na secção “Dados de Avaliação” presente na caderneta predial através do Portal das Finanças (Património > Imóveis > Património Predial > Caderneta) e multiplique-o pela taxa de IMI no seu concelho.

ZAP

5 Comments

  1. Eu particularmente não posso acreditar neste sujeito pois enviei-lhe uma carta à cerca de 2 anos e ele até agora não me respondeu. Anda muito ocupada a pensar como nos há-de roubar. É isso que eles sabem fazer. Veja-se: todos os ministérios funcionam mal, excepto o das finanças pois como cobradores eles são exímios. Vivemos num tempo em que os nossos des (governantes) são uma casta de medíocres.

  2. há certos governantes que deviam ter vergonha, mas não tem; um cidadão comum desvia porque tem um salário de miséria!. Porque é obrigado para poder face á vida.
    Mas o verdadeiro ladrão usa colarinho branco e faz parte da lista vipe do fisco, como o resto da sua comandita do governo começando pelo seus superiores.
    Este secretário de Estado que está ligado ás finanças devia estar na prisão, este senhor anda a roubar os portugueses até não poder mais, é ele que dá ordem da lista vipe; tem toda colaboração da ministra das finanças do Primeiro ministro e ainda do Aníbal Cavaco.
    Isto é um Governo de Palhaços e de corruptos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.