/

Governo está preparado para perder administração da Caixa

12

Miguel A. Lopes / Lusa

-

Seis dos novos administradores da CGD recusam-se a entregar a declaração de rendimentos. Governo socialista e Presidente da República já estão preparados para a demissão em bloco da nova equipa de gestão do banco público.

A posição da nova administração da CGD é “irredutível”: se as declarações de rendimentos não ficarem em sigilo até ao fim do mandato, vem aí uma demissão em bloco.

A notícia, avançada hoje pelo Público, dá conta que esta posição já foi mesmo transmitida ao Governo e ao Presidente da República e que ambos estão prontos caso isso aconteça.

Segundo o jornal, o presidente António Domingues já terá ouvido todos os elementos da equipa e seis administradores não aceitam divulgar os seus rendimentos.

O Expresso também chegou a adiantar que Marcelo Rebelo de Sousa teve uma reunião com o presidente da Caixa em Belém, algo que o Presidente da República se recusou a comentar porque “já disse tudo o que tinha a dizer” sobre o assunto.

Segundo o Público, este encontro aconteceu mesmo e não deixou o chefe de Estado mais descansado. Domingues explicou a sua posição e relembrou as três condições que impôs quando foi convidado pelo Governo para assumir o banco público: “garantir uma recapitalização sem ajuda de Estado”, “libertar a CGD de limites salariais, incluindo os trabalhadores” e, por fim, “dispensar a administração da apresentação de declarações públicas de património”.

Esta semana, o Tribunal Constitucional notificou os gestores para que entreguem essas mesmas declarações, dando um prazo de 30 dias para o fazer.

ZAP

12 Comments

  1. Gostaria de saber porque razão eu tenho que declarar os meus rendimentos que ganho pouco mais do que o ordenado mínimo, e estes “merdas” que ganham fortunas à custa do zé povinho não hão-de fazer o mesmo? Quanto a mim, se não querem continuar a assumir o cargo, deveriam era ser banidos de uma vez por todas mas posteriormente ninguém lhes devia dar emprego!!!!!

  2. UMa coisa é certa se esta gente não quer apresentar as ditas declarações é porque está ou quer esconder coisas que são muito graves… Devem ser escrutinados ao pormenor pelo FISCO. Os tubarões andam á solta e nada se faz para os deter? Andam sempre atrás do mexilhão e estes? Este tipo de gente já nada a esconder á décadas e nós os desgraçados do povo é que andamos a ser espremidos até á medula. Deste tipo de gente é que não devemos ter nem dó nem piedade.

  3. A culpa disto é do Sr primeiro ministro que inventou uma lei de conveniência para permitir que os administradores da CGD não cumprissem a lei e agora não sabe o que fazer. É por estas e por outras que os “Trump” deste mundo vão começar a ganhar eleições… O Sr Costa devia pedir a demissão juntamente com os administradores da caixa!

    • Até parece que este tipo de situações começaram agora! Já no tempo dos da direita aconteciam, olha a nossa querida ex-ministra das finanças que foi ‘encaixada’ numa empresa privada que ganha o dia a dia com a compra e venda de empresas, nada suspeito certo? Ora lá vai um tacho. E o Sr. Doutor Barroso que virou as costas ao nosso país por um emprego na comissão europeia e depois à Europa ao ser integrado na Goldman Sachs, e lá vai mais um tacho. Enfim…andam todos a preparar tachos mas não acredito que a culpa disto caia só nos ombros do Primeiro Ministro, cai sim nos ombros desse polvo que são os ‘Partidos Politicos’ que são todos ou quase todos uma grande máfia. Para se demitir o PM tinham todos…todos os deputados que estiveram a exercer até agora que se demitir e renunciarem às reformas e pensões que andamos todos a pagar, poucos são os que se safam…

  4. Os que clamam por transparência são os mesmos que criam leis de excepção para ocultar sabe-se lá o quê.Chega de gozar com os cidadãos cumpridores das suas obrigações.Estamos fartos de tipos escabrosos, tipo máfia, donos da coutada, senhores feudais… qualquer dia ainda volta a lei da pernada.Rua!

  5. Que confusão que para aqui vai. Os rendimentos destes senhores já terão sido declarados às finanças. O que está em causa é a apresentação pública desses rendimentos. Até compreendo que os senhores não o queiram fazer porque alguns terão ganhado muito dinheiro (ainda que legalmente) e seria considerado um verdadeiro escândalo pela população devido aos números em causa. Mas se não querem tornar públicos os seus rendimentos então também considero que não existem condições para chefiarem uma coisa pública.

    • Se calhar o problema está mesmo ai, podem não ter declarado as finanças todo esse dinheiro tendo arranjado outras maneiras de o receber sem declarar,algo escondem senão não vejo qual o problema em dizer pois o povo já sabe de gingeira os ordenados milionários que toda a escumalha ganha no nosso País

  6. O comportamento destes administradores da caixa, só mostra que não servem para o cargo, e eram bom que se fossem embora ou despedidos. Quanto não devem estar a fugir ao fisco?Devia em seguida, ser investigado todo o seu património, o que descontam para o estado Etc.

  7. Todos os comentários apresentam a sua parte de VERDADE. Cargos Públicos, ou Privados a gerir Coisa Pública, é de Lei apresentarem Declaração de Rendimentos e Património (salvo erro por não ter a certeza quanto ao Património) como já o fizeram os Presidente da República, Primeiro Ministro e outros, ainda mais justificado num Portugal onde muitos não ganham para comer. Como disse e muito bem a Meretíssima Juíza Maria José Morgado “não deveremos continuar a assistir a políticos entrarem com uma mão à frente e outra atrás e daí a uns anos terem uma Fortuna Imensa” (à custa do parolo, só pode!!!). Há que regular os vencimentos para não se assistir às ENORMES DIFERENÇAS que existem em Portugal: Vencimentos de Fome Vs Vencimentos Obsoletos!!!

  8. Se alguém é culpado de tudo isto esse alguém é o senhor Costa que agora parece sacudir a água do capote e muito sorrateiramente faz de conta que nada se passa com ele metendo até outros nos cornos do boi como o senhor Centeno por exemplo, isto é de artista e os senhores administradores da CGD embora não tivessem sido honestos nas exigências o certo é que as conseguiram e agora uma vez que estas vieram a público e o senhor Costa se vê obrigado a dar o dito por não dito a verdade é que eles acabam por ter alguma razão com a invalidação do acordo.

  9. Gerir a CGD deve ser realmente uma tarefa hercúlea.
    Então não é que o novo presidente deste banco vai ganhar mais de salário do que o próprio presidente dos EUA (o Obama).
    Saliento ainda que nos EUA, na Casa Branca, é o presidente que paga a alimentação da família, a limpeza da roupa, etc, etc, etc.
    Por cá os nossos políticos e gestores públicos estão muito mal habituados!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.