//

Governo escondeu relatório que revela falhas graves em mortes de bombeiros

Nuno André Ferreira / Lusa

Bombeiros tentam combater o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

Bombeiros tentam combater o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

Um relatório que o Governo PSD/CDS e o actual Governo PS decidiram manter secreto aponta falhas graves na morte de vários bombeiros, durante o ano de 2013. As lacunas são a vários níveis, da formação aos equipamentos, passando pela desobediência às ordens.

Este relatório intitulado “Os grandes incêndios florestais e os acidentes mortais ocorridos em 2013” é divulgado, esta quarta-feira, pelo Jornal de Notícias.

O diário atesta que o documento revela “lacunas na formação, desobediências “que não são toleráveis” no teatro das operações, falta de coesão e de comunicação e o não uso de equipamentos de protecção no combate aos fogos”.

Encomendado a especialistas do departamento de Engenheira Mecânica da Universidade de Coimbra, o relatório surgiu no âmbito dos grandes incêndios, ocorridos em 2013, na serra do Caramulo, que causaram a morte a nove pessoas, entre as quais oito bombeiros.

Este documento esteve nas mãos de responsáveis do anterior Governo e também do actual, mas nenhum dos Executivos o tornou público, provavelmente pelas duras críticas que aponta à actuação dos bombeiros.

O relatório conclui que parte das culpas pelas mortes é dos próprios bombeiros, nomeadamente por não terem conhecimento suficiente para avaliarem como o fogo evoluirá, em função da movimentação do vento.

Avaliando o caso concreto de um incêndio em Tondela, a 29 de Agosto de 2013, que tirou a vida a dois bombeiros, os especialistas da UC consideram que houve “uma clara subestimação das condições de propagação que o fogo podia adquirir” por parte dos bombeiros, cita o JN.

No relatório, ainda se destaca que a corporação dos dois bombeiros que morreram não obedeceu a uma ordem de retirada, comunicada repetidamente pelo comandante via rádio.

Noutro incêndio, ocorrido alguns dias antes, também na zona de Tondela, e onde morreram outros dois bombeiros, os especialista da UC apontam o dedo ao equipamento dos operacionais, sublinhando que as solas das botas derreteram e que isso os forçou a fugirem do local de gatas.

Além disso, o relatório constata que os bombeiros estavam há várias horas sem comer e que se refugiaram do fogo numa zona já queimada, procedimento a evitar por causa do risco de reacendimento (como veio a acontecer).

A primeira parte deste relatório foi divulgada logo em 2013, mas esta segunda parte, agora reportada pelo JN, nunca chegou a ser publicada.

O então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse, na altura, que era preciso fazer uma “ponderação muito bem feita” sobre essa divulgação, considerando as “consequências” das conclusões aí expressas.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.