Governo da Catalunha desiste do referendo e anuncia alternativa

Convergència i Unió / Flickr

Artur Mas, presidente do governo catalão, no Parlament de Catalunya

Artur Mas, presidente do governo catalão, no Parlament de Catalunya

O Governo catalão renunciou ao referendo sobre a independência da Catalunha previsto para 09 de novembro, que o Tribunal Constitucional espanhol interditara, anunciou esta segunda-feira à noite o dirigente de um dos partidos implicados na consulta.

“O Governo constatou que a consulta não se pode realizar”, disse o dirigente da Iniciativa pela Catalunha, Joan Herrera, à comunicação social, depois de participar numa reunião de partidos favoráveis ao referendo com o executivo catalão.

“O governo do nacionalista Artur Mas vai fazer uma proposta alternativa esta terça-feira”, acrescentou Herrera, adiantando que o seu partido se pronunciará na altura.

Um membro do Governo catalão admitira esta segunda-feira o adiamento do referendo, previsto para 09 de novembro, depois da sua interdição provisória pelo Tribunal Constitucional.

“A Catalunha está determinada em manifestar as suas aspirações pela via legal e pacífica. Vamos fazê—lo em 09 de novembro, ou depois”, declarou, em Barcelona, ao início da tarde, o responsável pela pasta das empresas no Governo regional de Artur Mas, Felip Puig.

No início de outubro, um dos porta-vozes do executivo catalão, Francesc Homs, dera a entender que este devia decidir no máximo até 15 de outubro se o referendo se mantinha, apesar da interdição provisória do Tribunal Constitucional.

Artur Mas já se comprometeu em cumprir a lei, mas tem sido pressionado pela ala esquerda da coligação favorável ao referendo, a Esquerra Republicana (ERC), a avançar e escolher a “desobediência civil”.

Na segunda-feira à noite reuniu-se com os dirigentes das várias formações favoráveis ao referendo para procurar ema posição comum.

Ao contrário do Governo britânico, que autorizou a realização de um referendo, em 18 de setembro, na Escócia, que optou pelo não à independência, o executivo de Madrid tem-se oposto à organização de uma consulta na Catalunha.

Segundo o governo conservador, esta região, com uma identidade cultural fortemente marcada, onde vivem 7,5 milhões de habitantes e representa 20% da produção económica de Espanha, não se pode pronunciar sozinha sobre numa eventual secessão, uma vez que a Constituição obriga à participação do conjunto da população em questões de soberania.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.