//

Governo afasta hipótese de nacionalização do Grupo Espírito Santo

potugal.gov.pt

-

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, garantiu hoje que a nacionalização do Grupo Espírito Santo (GES) está totalmente posta de parte pelo Governo, e que não está em curso nenhum plano de recapitalização do BES com capitais públicos.

“A nacionalização do grupo não está, nem estará, em cima da mesa“, afirmou a responsável no parlamento, numa audição dedicada à situação no GES, durante a qual também negou que estejam em curso iniciativas para usar capitais públicos na recapitalização do Banco Espírito Santo (BES), o principal ativo do grupo.

“Não estamos a preparar a recapitalização do BES. Não temos nenhuma informação que uma recapitalização pública seja necessária”, realçou, perante as questões colocadas pelos deputados na comissão do Orçamento e Finanças.

A governante realçou que “o Estado português não é acionista, nem participa nas decisões dos acionistas“, isto, porque “não há capital público no BES”.

Confrontada com a possibilidade de o GES se transformar num novo caso BPN (Banco Português de Negócios, que foi nacionalizado em 2008 e posteriormente reprivatizado), Maria Luís Albuquerque foi taxativa.

A situação do BPN não se pode repetir“, afirmou, em resposta às preocupações manifestadas por alguns deputados da oposição face aos problemas no GES, considerando que “deve haver apuramento de responsabilidade em função dos factos que venham a ser apurados”.

Isto, face ao “princípio básico de funcionamento de uma sociedade de direito”, sublinhou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.