/

Governo admite margem para descer preço dos transportes em Janeiro

4

matthijs / Flickr

-

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, afirmou esta quarta-feira que “há margem” para que os preços dos transportes públicos possam descer a partir de Janeiro.

“Neste momento, a inflação tem sido negativa, portanto, se se mantiver esta tendência de inflação negativa em Portugal, os preços descerão em percentagem de inflação e para o futuro acontecerá a mesma coisa, uma vez que a taxa de inflação, que dita o aumento dos preços, tem mantido uma tendência negativa”, afirmou Sérgio Monteiro.

Embora peça cautela nas expectativas quanto a esta matéria, o secretário de Estado admitiu que, “no limite, os preços podem descer em Janeiro“.

Em 2015, a decisão sobre os preços dos transportes ainda será do Estado.

Desde 2012 que a política tarifária é ajustada à inflação, sendo que nalguns casos o mês de referência é Outubro e, noutros, Novembro.

Em Novembro do ano passado, o Governo aprovou um aumento de 1% dos preços dos transportes a partir de Janeiro deste ano e o alargamento da cobertura do passe Navegante Rede às deslocações ferroviárias entre as estações de Lisboa e Algés, Amadora e Bobadela.

No início de 2013, o preço dos transportes públicos registou um aumento médio de 0,9%, depois de aumentos de 4,5% (em Janeiro de 2011, decidido ainda pelo governo de José Sócrates), de 15% (aumento extraordinário decidido pelo actual Governo em Agosto de 2011) e de 5% (em 2012).

/Lusa

4 Comments

  1. Só uma caterva de mentecaptos pode levar estas medidas a sério. Eufemisticamente, estas e outras medida, tendo em conta que se aproximam eleições, não esquecendo o modo vil como os portugueases foram vilipendiados nos seu direitos e dignidade, pelos atuais ocupantes do poder, nos últimos três anos, só podem ser interpretadas como uma forma de enganar o povo.

  2. Pelos vistos quando o Governo se for embora vamos ter direito a muita coisa: retorno do IRS, reposição de ordenados, até os transportes públicos.
    Porque é que não se vão já embora JÁ? Assim tínhamos tudo isso JÁ, e não só em 2015 ou 2016.

  3. Então os combustíveis vão voltar a asubir por causa das taxas verdes e da retoma dos preços nos mercados internacionais (que apesar da descida actual tem já subida planeada) e o preços dos transportes vai descer!?
    Só se deixarmos de pagar a diferença dos juros do dinheiro que foi emprestado para salvar o Novo Banco!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.