Google vai encriptar Gmail para evitar espionagem

Val Gempis / USAF

-

A Google revelou esta quinta-feira que o seu popular serviço de correio electrónico Gmail vai ser encriptado para impedir a sua devassa, no movimento mais recente do setor tecnológico para tranquilizar os clientes depois das revelações da espionagem dos EUA.

“O vosso correio electrónico é importante para si. Garantir que permanece seguro e sempre disponível é importante para nós”, disse o principal responsável pela segurança do Gmail, Nicolas Lidzborski, em mensagem que colocou num blogue.

“A partir de hoje, o Gmail vai passar a usar uma ligação encriptada HTTPS, quando o utilizador quiser ver ou enviar mensagens de correio electrónico”, especificou.

“As mudanças de hoje significam que ninguém pode ouvir as suas mensagens quando elas vão e vêm entre os utilizadores e os servidores de Gmail – independentemente de usar uma rede pública sem fios ou que se ligue a partir do seu computador, telefone ou tablet”, adiantou.

Decisões similares foram já anunciadas por Yahoo, Microsoft e Facebook, que querem usar a encriptação para limitar a possibilidade de uma terceira parte ler mensagens ou interceptar o correio electrónico.

As empresas tecnológicas norte-americanas têm estado a acelerar o recurso à encriptação desde as revelações explosivas, no último ano, sobre as vastas capacidades de espionagem da Agência Nacional de Segurança, NSA, e outros serviços de espionagem dos EUA, baseadas em documentos levados ao conhecimento público.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.