Google e Facebook criam sistema de bloqueio automático de vídeos extremistas

2

As duas gigantes tecnológicas estão a implementar um sistema que bloqueia de forma automáticas vídeos de teor violento, como é o caso das muitas imagens divulgadas pelo Estado Islâmico.

Com o objetivo de impedir a divulgação de vídeos com conteúdo considerado agressivo ou extremista como, por exemplo, os dos grupos terroristas, o Facebook e o Google estão a trabalhar numa tecnologia que faça o bloqueio automático desses vídeos.

A informação foi divulgada por fontes anónimas da agência Reuters na última sexta-feira, que contaram também que a iniciativa surgiu por causa da atual necessidade de remover e bloquear rapidamente materiais divulgados pelo Estado Islâmico, entre outros grupos desse tipo.

A tecnologia já havia sido desenvolvida para identificar e apagar conteúdos protegidos por direitos de autor e a ideia é ampliá-la para os conteúdos extremistas.

Por exemplo, ao tentar fazer o upload de um vídeo, cujo artista não autoriza a divulgação das suas músicas no YouTube, a ferramenta quase que instantaneamente remove o conteúdo, informando que o upload infringiu os direitos daquele artista.

Então, quando implementada, a tecnologia também vai ser capaz não só de remover os vídeos originalmente publicados pelos grupos terroristas, como também impedir que outros utilizadores repitam o upload do mesmo conteúdo.

As empresas ainda não confirmaram oficialmente esta informação mas, de acordo com as fontes da agência, as empresas estão a manter o silêncio para que os grupos terroristas não tenham tempo de aprender a manipular o sistema de censura antes mesmo da sua implementação.

ZAP / Canal Tech

2 Comments

  1. Percebo e entendo o porquê destas estratégias de bloqueio. Considero, ainda assim, que devem ter atenção para não criar uma segunda (ou terceira) internet (como a darknet).
    Nessa altura não será tão fácil perceber o que por aí anda, e será mais difícil identificar e reconhecer padrões de comportamento menos pacífico.
    Já lá diz o ditado, “longe dos olhos, longe do coração”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.