Gibraltar denuncia nova violação de soberania por Espanha

1

defenceimages / Flickr

O contra-torpedeiro HMS Dragon da Royal Navy, a marinha britânica, aproxima-se de Gibraltar

O contra-torpedeiro HMS Dragon da Royal Navy, a marinha britânica, aproxima-se de Gibraltar

As autoridades de Gibraltar denunciaram esta terça-fera uma violação da sua soberania depois de um novo incidente envolvendo os serviços aduaneiros espanhóis, acusados de disparar um tiro de intimidação para uma embarcação em águas territoriais do enclave britânico.

As tensões são frequentes quando os serviços aduaneiros espanhóis intervêm em águas de Gibraltar, reivindicadas por Espanha e Reino Unido.

O novo incidente ocorreu este sábado, quando um barco da alfândega espanhola abordou um navio de pesca com pavilhão de Gibraltar.

O Estreito de Gibraltar é utilizado pelos traficantes para fazer chegar a Espanha grandes quantidades de haxixe proveniente de Marrocos.

O ministro-chefe de Gibraltar, Fabiano Picardo, denunciou uma “escalada muito grave de repetidas violações por parte de Espanha da soberania de Gibraltar e da Grã-Bretanha”.

Em 1713, Espanha cedeu Gibraltar ao Reino Unido de forma permanente, mas actualmente exige a devolução do rochedo à soberania espanhola.

O Reino Unido afirma que não vai contra a vontade da população local, que é pró-britânica.

/Lusa

1 Comment

  1. E já agora porque não nos devolvem os espanhóis Olivença? E têm tanto que devolver aos seus legítimos proprietários por essa península ibérica fora que vão mantendo pela força do poder que se um dia os santos se virarem contra a igreja eles castelhanos vão ver o filme um pouco feio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.