/

Gianni Infantino é o novo presidente da FIFA

1

drabikpany / Flickr

Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA

O suíço-italiano foi esta sexta-feira escolhido para o cargo de presidente da FIFA, sucedendo ao polémico Joseph Blatter.

Gianni Infantino foi durante a tarde desta sexta-feira eleito presidente da FIFA, o organismo que tutela o futebol mundial.

O suíço, com origens italianas, foi escolhido à segunda volta, com 114 votos a seu favor, ficando à frente do xeque Salman bin Ebrahim al-Khalifa (88), que à partida era dado como favorito à eleição, e do príncipe jordano Ali bin al Hussein (4).

Só o francês Jérôme Champagne não conseguiu recolher qualquer voto.

Infantino torna-se agora o nono presidente da história da FIFA, depois de ter ocupado o cargo de secretário-geral da UEFA.

É esperado que a sua entrada seja uma “lufada de ar fresco” na organização, depois do escândalo de corrupção em que Joseph Blatter se viu envolvido.

Blatter, que esteve 17 anos no cargo, deixou a liderança na FIFA na altura da polémica, estando agora suspenso por seis anos.

Gianni Infantino, advogado de 45 anos, entrou para a UEFA em 2000, para o gabinete jurídico e legal da organização.

Quatro anos mais tarde, tornou-se director para os assuntos legais e para o licenciamento dos clubes, tendo chegado a secretário-geral da UEFA em 2009.

Casado e pai de quatro filhos, fala alemão, italiano, francês, inglês, espanhol e árabe.

ZAP / Futebol365

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.