//

“Geografia” impediu Varoufakis de cumprimentar Maria Luís Albuquerque

1

EU Council Eurozone / Flickr

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, disse esta seguunda-feita que na reunião do Eurogrupo não cumprimentou a ministra portuguesa apenas por motivos geográficos, uma vez que ficou sentado do outro lado da sala.

Em conferência de imprensa, após a reunião do grupo que junta os 19 ministros das Finanças da zona euro,  Yanis Varoufakis disse que falou com muitos ministros, incluindo o espanhol, porque ficaram sentados junto ao seu lugar, ao contrário de Maria Luís Albuquerque, que estava sentada no outro lado da sala em que decorreu o encontro.

“É só uma explicação geográfica” que impediu o cumprimento, garantiu Varoufakis, que não se quis prolongar sobre a polémica que nasceu depois de o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, ter acusado Lisboa e Madrid de terem tentado minar o acordo alcançado entre os parceiros europeus e a Grécia a 20 de fevereiro.

Também a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou que o que aconteceu foi que “não se proporcionou” falar com o seu homólogo grego, acrescentando que “não há nada para esclarecer” entre os dois.

EU Council Eurozone / Flickr

A ministra as Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ministra as Finanças, Maria Luís Albuquerque, “ficou do outro lado da mesa”

Depois de um intenso mês de fevereiro, durante o qual o Eurogrupo teve de se reunir por diversas ocasiões devido às negociações em torno do prolongamento da assistência financeira à Grécia, foi finalmente alcançado um compromisso no dia 20 para prorrogar o atual programa de resgate por quatro meses.

Atenas compromete-se a apresentar medidas perante os parceiros da zona euro com vista ao desembolso da última tranche do empréstimo assim como a 1900 milhões de euros referentes aos lucros que os bancos centrais fizeram com dívida grega.

Após esse acordo, numa reunião do comité central do seu partido, Syriza, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou que no Eurogrupo a Grécia se deparou “com um eixo de poderes liderado pelos governos de Espanha e de Portugal que, por motivos políticos óbvios, tentou levar a Grécia para o abismo durante todas as negociações”.

Estas declarações levaram mesmo Portugal e Espanha a fazerem um protesto junto das instituições europeias contra o Governo grego, pelo que na reunião desta segunda-feira era aguardada com expectativa o reencontro entre os ministros.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.