Garry Kasparov passou a ter nacionalidade croata por despeito a Putin

Everton Amaro / SESI SP

Garry Kasparov, ex-campeão Mundial de Xadrez

Garry Kasparov, ex-campeão Mundial de Xadrez

O russo Garry Kasparov, antigo campeão do mundo de xadrez, opositor do presidente Vladimir Putin, obteve o passaporte e a cidadania croata, anunciou hoje o Ministério do Interior da Croácia.

Num breve comunicado, o Ministério do Interior disse que “é do interesse da Croácia” conceder o passaporte e nacionalidade ao antigo campeão do mundo de xadrez.

Segundo a imprensa local, o passaporte foi emitido após uma recomendação do Departamento de veteranos da guerra da independência (1991-1995). Kasparov apoiou publicamente a Croácia aquando do conflito separatista com a Sérvia. O presidente croata, Ivo Josipovic, já tinha agradecido publicamente, em janeiro, o “apoio moral” do russo durante o conflito.

Garry Kasparov já tinha pedido a nacionalidade letã em outubro do ano passado, tendo explicado que isso iria facilitar o seu trabalho contra a violação dos direitos humanos e das normas democráticas na Rússia.

Kasparov é um dos grandes opositores da política de Vladimir Putin e vive fora da Rússia por medo de represálias.

Considerado por muitos o melhor jogador de xadrez de todos os tempos, Kasparov conquistou o primeiro título mundial aos 22 anos e manteve-se como número um do xadrez até à sua retirada em 2005.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.