/

Galp vai procurar petróleo no Alentejo

8

A Galp anunciou que vai fazer um poço exploratório de petróleo no mar da costa alentejana, a cerca de 80 quilómetros de Sines. O projecto vai avançar já neste Verão.

Os planos foram divulgados pelo responsável da petrolífera para a área de exploração e produção de crude, Thor E. Kristiansen, durante uma apresentação em Londres.

Dinheiro Vivo atesta que está em causa um “poço exploratório” que visa perceber “se há ou não crude” para depois se avançar para a sua extracção.

A “probabilidade de sucesso é inferior a 20%”, segundo os especialistas técnicos da Galp, conforme refere o Correio da Manhã.

O projecto, em que a empresa portuguesa terá a colaboração da italiana Eni, estará orçado em 89,8 milhões de euros. O Dinheiro Vivo frisa que o valor elevado terá atrasado o avançar das operações de exploração, para avaliar se se justificaria arriscar tanto dinheiro face às poucas possibilidades de se encontrar petróleo.

ZAP

8 Comments

  1. Petróleo a 80 Km da refinaria?
    Aposto que nas bombas irá ultrapassar os 2 euros, logo inventam uma desculpa que a produção é cara blá blá blá…

    Em Portugal, e não só, quanto mais barata é a produção mais caro fica ao consumidor. Há que engordar os mercados! Exemplos disso a electricidade, roupa de marca feita na Índia, China, na China? quase tudo, etc…

      • Pois é, o capitalismo domina qualquer regime do mundo e pior ainda é alguns afirmarem-se de anti-capitalistas como se isso existisse e açambarcarem eles próprios todo o capital disponível levando o povo à miséria.

  2. Em vez de se apostar de vez em energias renováveis, vamos agora, quando o petróleo já começa a ficar obsoleto, gastar rios de dinheiro na prospecção do mesmo.
    Quando formos um produtor de petróleo, já ele não vale nada e vamos estar a lamentar-nos, mais uma vez, que temos que apostar nas outras fontes de energias mas que já levamos um atraso de 10 ou 20 anos.
    Que falta de visão!

    • “Quando formos um produtor de petróleo”…
      Vamos? Formos? Lamentar-nos? Temos? Etc…
      Estás a falar por quem??!
      Quem vai fazer a prospecção é a Galp e a ENI; tens que falar com eles, já que és um expert na matéria!…
      Tu podes estar 15 ou 20 anos atrasado, mas Portugal está na liderança mundial relativamente às energias renováveis!!

  3. Gastar dinheiro, poluir a costa alentejana para quê. Se é para termos energia mais barata vão a Badajoz e, de caminho, comprem uns caramelos.

  4. A falta de visão destes senhores é uma chatice para os portugueses. Mas não será mau para todos!!! Estarão eles a pensar em reinventar um motor qualquer… Ainda não ouviram falar de carros elétricos??

  5. esta gente anda toda maluca: estão a pensar fazer furos, para extração de petróleo, no nosso Portugal ! (isto esta cheio de furos e buracos) , para que mais?
    onde estão os crânios portugueses? Sócrates mesmo sem ser Engenheiro, conseguiu aumentar a divida publica em 90.000 Milhões de euros, num período 6 anos e 3 meses !
    gostava que: uns bons crânios, pensassem em produzir hidrogénio ! assim eu até lhe tirava o chapéu. ( mas como o hidrogénio é produzido através de agua , será mais difícil aplicar impostos !
    Ai pois é.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.