//

Gabriel García Márquez recupera no hospital de uma infecção pulmonar

Festival Internacional de Cine en Guadalajara / Wikimedia

Gabriel García Márquez

Gabriel García Márquez

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, Prémio Nobel da Literatura 1982, recupera de uma infeção pulmonar num hospital da capital mexicana, no qual entrou na segunda-feira, despertando uma onda de preocupação pela sua avançada idade.

O autor, de 87 anos, que vive na Cidade do México há meio século, está a ser tratado com antibióticos no Instituto de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, no sul da capital, de acordo com fontes oficiais.

Apesar de ali ter entrado na segunda-feira, a informação só foi conhecida na quinta-feira. Desde que começaram a surgir as primeiras versões não oficiais, a notícia caiu como pólvora dentro e fora do México, escreve a agência EFE.

A família e os que prestam assistência ao escritor mantêm um estreito círculo para preservar a sua intimidade. Uma empregada que trabalha em sua casa negou mesmo, telefonicamente, à EFE que García Márquez estava doente e disse que havia saído do país no domingo.

Segundo a Secretaria da Saúde do Governo do Distrito Federal, o autor de “Cem Anos de Solidão” foi hospitalizado na segunda-feira, devido a “um quadro de desidratação e um processo infeccioso pulmonar e de vias respiratórias”.

“O paciente respondeu ao tratamento. Quando terminar os antibióticos, avaliar-se-á o seu regresso”, lê-se num comunicado difundido pela Secretaria de Saúde, horas depois de começarem a surgir as primeiras versões sobre a sua hospitalização.

Em 2012, o irmão de Gabriel García Márquez, Jaime, anunciou que o escritor não voltaria a escrever, depois de ter sido diagnosticado com demência.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.