Futuro da Liga depende do entendimento entres os três grandes

F365

Júlio Mendes, presidente do Vitória de Guimarães

Júlio Mendes, presidente do Vitória de Guimarães

Benfica, FC Porto e Sporting vão reunir-se na próxima semana para encontrar um entendimento de forma a criar um grupo de trabalho para resolver a situação financeira da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

“Após uma discussão longa concluímos que a solução para os problemas da Liga Profissional, que a todos vem preocupando, passará pelo entendimento e pelo diálogo entre todos os clubes, sendo obrigatório que os clubes sejam capazes de esquecer um conjunto de divergências do passado, deixarem para trás receios das cores clubísticas e pensarem no interesse do futebol português”, disse Júlio Mendes, presidente do Vitória de Guimarães, à saída do encontro.

Esta foi a conclusão da reunião desta terça-feira entre todos os clubes profissionais, que decorreu na sede da Federação Portuguesa de Futebol em Lisboa e onde não esteve presente o presidente da LPFP, Mário Figueiredo, que foi convidado, bem como Santa Clara, Olhanense, Académico de Viseu e Sporting da Covilhã, que acabaram por se fazer representar por outros emblemas presentes.

Segundo os organizadores deste encontro (Vitória de Guimarães e Estoril-Praia), a realização das competições profissionais está em risco, fruto de alegados constrangimentos financeiros na LPFP, uma situação que urge resolver e para isso será necessário o acordo entre os três principais emblemas nacionais.

Para Hermínio Loureiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a concertação entre os três grandes é um “momento histórico” e um primeiro passo para tornar o futebol português mais forte para que não seja colocada em causa a organização das competições profissionais.

O encontro entre Benfica, FC Porto e Sporting deverá acontecer durante a próxima semana, ainda sem data marcada, e só depois será criada uma comissão que integrará também Marítimo, Vitória de Guimarães, Tondela e Oliveirense.

Para Júlio Mendes, que não se quis alongar sobre o assunto, este grupo de trabalho terá de discutir questões “relacionadas organização e governação da Liga, bem como a sua sustentabilidade financeira”.

Secretário de Estado do Desporto preocupado com situação na Liga

Emídio Guerreiro disse ontem, em Anadia, ver com preocupação o que se passa com a Liga de Clubes (LPFP) e afirmou que aguarda explicações da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“Dei instruções para que o Instituto Português do Desporto e Juventude questionasse a FPF para informar sobre o que realmente se está a passar”, afirmou o governante, que diz aguardar “de forma expectante e atenta” o desenrolar da situação.

Em declarações à Lusa, Emídio Guerreiro disse ainda que não abdicará de fazer cumprir o que está na lei, adiantando que Portugal tem uma legislação “sólida” e que “responde a todas as situações”.

“A lei é clara: onde há uma competição profissional tem de haver uma liga. Se há problemas, a lei tem soluções previstas. Vamos procurar a melhor solução”, referiu o secretário de Estado, acrescentando que cabe à Federação, à Liga e aos agentes desportivos organizarem-se.

ZAP / Futebol365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.