Furacão Patrícia está a causar menos danos do que era esperado

NASA

O imponente furacão Patrícia visto do espaço, fotografado na Estação Espacial Internacional

O imponente furacão Patrícia visto do espaço, fotografado na Estação Espacial Internacional

O furacão Patrícia causou, até agora, menos danos do que se receava, depois de chegar a terras mexicanas, disse o Presidente Enrique Peña Nieto, alertando, contudo, para o risco que o país ainda corre.

“As primeiras informações confirmam que os danos estão a ser menores que os esperados para um furacão desta magnitude”, afirmou Peña Nieto num comunicado ao país, pela televisão.

O Patrícia, um furacão de categoria 5 na Escala de Saffir/Simpson considerado “extremamente perigoso”, tocou terra por volta das 18h00 locais desta sexta-feira, no estado de Jalisco.

Por ser um furacão de dimensão inédita foram destacados mais de 11.000 militares, marinha e polícia federal nos estados de Jalisco, Colima e Nayarit para apoiar a população vulnerável, estimada em 400.000 pessoas.

No entanto, até agora ainda não se registaram vítimas ou danos consideráveis.

O Patricia, 16.º furacão da temporada, formou-se na noite de terça-feira nas águas do Pacífico e na quinta-feira converteu-se num furacão, tendo em horas alcançado a máxima categoria da escala Saffir-Simpson.

De acordo com a projeção da trajetória, o Patrícia vai perder força e descer para a categoria 3 na madrugada de sábado.

Os especialistas estimam que o furacão atravesse o país até chegar ao norte do golfo do México, onde ainda pode recuperar alguma força.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.