/

Fundador do “Facebook russo” deixa o país devido a tensões com Moscovo

TechCrunch / Flickr

O Zuckerberg russo, Pavel Durov, fundador da rede social VKontakte

O Zuckerberg russo, Pavel Durov, fundador da rede social VKontakte

O fundador da principal rede social russa, Pavel Dourov, anunciou hoje ter deixado a Rússia devido a tensões com as autoridades de Moscovo.

O controverso fundador da ‘VKontakte‘ (VK), a rede social preferida dos russos que supera na região da ex-União Soviética o concorrente norte-americano Facebook com mais de 100 milhões de utilizadores, assegurou que não pretende regressar ao país.

Em declarações a um ‘site’ norte-americano especializado na área das tecnologias, Pavel Durov explicou que a sua decisão deve-se ao facto de ter recusado fornecer aos serviços secretos russos os dados pessoais dos organizadores do grupo da praça Maidan, o centro da contestação pró-europeia na Ucrânia.

Pavel Durov / Wikimedia

Logotipo da VKontakte, o Facebook russo

Logotipo da VKontakte, o Facebook russo

“Receio que não há como voltar atrás. Não depois de ter recusado publicamente cooperar com as autoridades. Eles não me suportam”, disse ao ‘site’ norte-americano TechCrunch.

“Infelizmente, a situação na Rússia neste momento é incompatível com o negócio da Internet“, acrescentou.

O anúncio de Pavel Durov ocorre numa altura em que a Duma (câmara baixa do parlamento russo) adotou um conjunto de leis que foram apresentadas como medidas de combate ao terrorismo, mas que permitem um maior controlo governamental da Internet, considerado um dos últimos espaços de liberdade de informação num país dominado por ‘media’ estatais.

Os ‘bloggers’ são uns dos principais alvos das novas leis, que atribuem a estes espaços de opinião as mesmas obrigações dos órgãos de comunicação públicos.

Qualquer ‘blog’ que tenha mais de três mil visitantes diários deve comunicar essa informação à autoridade que controla os medias russos e arquivar esses dados durante seis meses.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.