/

Fundador do Facebook causa surpresa ao falar mandarim em Pequim

Ludovic Toinel / Flickr

-

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que está na China no âmbito de uma viagem de negócios e promoção, causou surpresa ao expressar-se em mandarim numa conferência na Universidade de Tsinghua, em Pequim.

O jovem empreendedor participou numa conversa com alunos da universidade e começou por saudar a audiência com um ‘ni hao’ (olá, em mandarim, a língua oficial chinesa), algo que muitos estrangeiros fazem por cortesia quando participam nos atos públicos no país asiático.

A diferença é que Zuckerberg continuou a falar em mandarim durante vários minutos, como mostra um vídeo que o próprio colocou no seu perfil no Facebook.

Questionado pelo moderador sobre a razão de estudar chinês, o fundador de uma das mais populares redes sociais, respondeu em mandarim que um dos motivos era o facto da família da sua mulher (Priscilla Chan) ser chinesa.

Também destacou que o mandarim é a língua de um grande país, cada vez mais importante, e que gostava de grandes desafios, pelo que um idioma tão complicado constituía um bom desafio.

As palavras de Zuckerberg em mandarim foram elogiadas por muitos cibernautas chineses nas redes sociais, mas noutros sites como no da Foreign Policy o fundador do Facebook foi ridicularizado por ter um mau nível de chinês.

O Facebook não está acessível na China desde 2009, quando o regime comunista decidiu bloqueá-lo pouco depois de confrontos entre uigures e chineses ocorridos em julho. Na altura Pequim acusou os promotores das revoltas de difundirem mensagens subversivas através das redes sociais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.