/

Fundador do “eBay da droga” condenado a pena perpétua

4

Free Ross / Facebook

Ross Ulbricht, de 31 anos: pena perpétua por manter o Silk Road

O fundador do site de venda de drogas Silk Road, criado em 2011, foi esta sexta-feira condenado a prisão perpétua em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Ross Ulbricht, de 31 anos, que lançou o portal em 2011, tinha reconhecido em fevereiro a culpa em crimes como o branqueamento de capitais e tráfico de estupefacientes.

O site, por vezes chamado de eBay da droga, operava na dark web, a internet profunda inacessível aos motores de busca como o Google, e permitia comprar heroína, cocaína, LSD e outros produtos ilegais, bem como documentos falsos.

As transacções eram efectuadas através da moeda virtual bitcoin, e, com o uso da rede de IPs anónimos Tor, o site garantia o anonimato de dezenas de milhares de compradores em todo o mundo.

De acordo com a acusação, Ulbricht mantinha o Silk Road sob o apelido de “Dead Pirate Roberts”, inspirado no filme de 1987 “The Princess Bride”.

Quando foi encerrado pelo FBI em outubro de 2013, o site tinha já gerado cerca de 63 milhões de euros em vendas – com 3,7 milhões de euros em comissões para o serviço.

ZAP / Lusa

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.