Funcionários de museu vão ser julgados por estragos na máscara de Tutankhamon

ArtWithTammy / pixabay

A famosa máscara de Tutankhamon

Oito funcionários do Museu Egípcio, no Cairo, vão ser levados a julgamento por uma desastrada tentativa de reparação da máscara mortuária do faraó Tutankhamon.

Os acusados vão responder por negligência, e a recomendação da procuradoria egípcia é o mais novo capítulo numa comédia de erros que teve início há um ano.

Entre os indiciados estão um ex-director do Museu e o antigo responsável pelo Departamento de Restaurações do mesmo.

Em janeiro do ano passado, funcionários do Museu Egípcio alertaram as autoridades para danos encontrados no artefacto, com mais de 3 mil anos de idade.

A Máscara de Tutankhamon, um dos mais famosos monarcas da história egípcia, é uma enorme atracção turística num país que tem no turismo uma das principais atividades económicas.

Uma inspecção ao artefacto mostrou que a barba da máscara mortuária se tinha partido, tendo sido reparada de forma tosca, como se tivesse sido colada à pressa.

alaraby_ar / Twitter

A barba colada da estátua do faraó Tutankhamon

A barba colada da estátua do faraó Tutankhamon

Diferentes responsáveis do museu deram versão contraditórias para o incidente, que teria ocorrido em agosto de 2014, durante uma operação de manutenção.

Segundo uma das versões, a barba tinha sido partida acidentalmente, mas noutra versão, tinha sido removida por ter ficado solta.

O governo determinou uma investigação e, segundo a procuradoria, foi apurado que os funcionários do museu tentaram quatro vezes reconstruir a máscara, usando inclusivamente um tipo de material adesivo impróprio.

“Ignorando todos os métodos científicos de restauração, os suspeitos tentaram esconder o crime usando ferramentas de metal afiadas para remover partes visíveis da cola, o que danificou o artefato”, diz a procuradoria, num comunicado divulgado na imprensa egípcia.

Em outubro, uma equipa internacional de restauradores foi ao Cairo para fazer os reparos necessários na máscara, que voltou a ser exibida ao público em dezembro.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.