/

Funcionário morre em incêndio ateado por manifestantes no Chile

Mario Ruiz / EPA

Manifestante detida durante protestos no Chile contra a presidente Michelle Bachelet

Manifestante detida durante protestos no Chile contra a presidente Michelle Bachelet

Uma pessoa morreu hoje durante uma manifestação marcada pela violência que decorreu em Valparaíso, a segunda maior cidade do Chile, e onde a Presidente do país, Michelle Bachelet, fez o discurso anual ao congresso, indicaram as autoridades locais.

Segundo promotores locais, um funcionário municipal que fazia a segurança de um edifício histórico da cidade foi morto depois de um incêndio “intencionalmente” ateado pelos manifestantes no local.

As ruas de Valparaíso, a segunda cidade do Chile, têm sido palco de confrontos entre alguns manifestantes e a polícia, que teve que usar canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar a multidão.

A polícia indicou que ainda não identificou os responsáveis pela morte do segurança.

Numa mensagem divulgada na rede social Twitter, o gabinete da presidente do Chile, Michelle Bachelet, condenou “a violência daqueles que não respeitam a democracia”.

“Nada justifica as ações a que hoje assistimos, que resultaram na morte de um trabalhador inocente”, lê-se na mensagem, que acrescenta que “foi morto por criminosos que se infiltram em eventos cívicos”.

O discurso anual da presidente do Chile ao Congresso, que tem sede em Valparaíso, é geralmente a ocasião de vários eventos na cidade.

O discurso de Michelle Bachelet foi focado nos planos do Governo para lutar contra a desaceleração da economia, a reforma da educação e temas como a violência doméstica.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.