/

Frio continua até terça-feira, vírus respiratórios podem aumentar

O tempo frio que está a afetar o continente vai prolongar-se até à próxima terça-feira, tendo levado já a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a fazer recomendações à população.

O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Bruno Café afirma que o tempo frio, anormal para a época, deverá manter-se no território do continente até dia 10 de fevereiro (próxima terça-feira) devido à passagem de uma massa de ar frio.

“Hoje vai ser um dia de tempo frio com grande nebulosidade, queda de neve acima dos 600/800 metros e vento em geral fraco, sendo forte nas terras altas, arrefecimento noturno e formação de geada”, indicou Bruno Café.

De acordo com o meteorologista do IPMA, prevê-se para esta quinta-feira uma pequena descida das temperaturas mínimas da ordem do 2/3 graus Celsius.

“Para os próximos dias, as temperaturas vão manter-se baixas, sem grandes variações. Vamos ter também aviso amarelo para os distritos do continente por causa do tempo frio até à próxima semana”, disse.

No que diz respeito às temperaturas máximas, Bruno Café indicou que “não vão sofrer alterações, registando-se valores entre os 10ºC e 14ºC, sendo abaixo de 8ºC na Beira Alta e Trás-os-Montes.

“As mínimas vão descer abaixo dos 4ºC nas regiões do litoral e no interior vão variar entre 1ºC e -5ºC”, disse.

Vírus respiratórios podem aumentar com o frio

A Direção Geral de Saúde (DGS) reconheceu que as baixas temperaturas previstas para os próximos dias podem levar ao aumento dos vírus respiratórios, mas lembrou que a gripe está em “fase descendente”, recomendando a proteção dos grupos vulneráveis.

“O frio pode ter reflexos importantes na saúde das pessoas, como aumentar a atividade dos vírus respiratórios em circulação, nomeadamente a gripe, mas isso pode não acontecer. A gripe está em fase descendente e pode não haver influência direta das temperaturas nos vírus”, disse, em declarações à agência Lusa, a subdiretora geral da Direção Geral de Saúde, Graça Freitas.

Apesar de considerar que o pico da gripe já passou, Graça Freitas salientou que as pessoas em risco devem sempre vacinar-se até terminar a época gripal, em março, alertando, porém, que “mesmo sem picos, vai continuar a haver gripe”.

Nas recomendações, Graça Freitas sublinhou a importância do aquecimento das casas, com cuidados redobrados para as lareiras e braseiras, a ingestão de líquidos quentes e refeições quentes com mais frequência, evitando as bebidas alcoólicas que “dão a falsa sensação de aquecimento”.

“Vamos tentar todos fazer alguma coisa para contrariar este frio, que não é anormalmente baixo. Não é nenhuma catástrofe em termos de frio. É mais frio que o esperado, e temos de ter cuidados, mas há que não ter pânico em relação a isso”, frisou.

A DGS recomenda na sua página da Internet cuidados com o frio, em especial as crianças, idosos, doentes crónicos (principalmente com problemas respiratórios e cardiovasculares), os sem-abrigo e pessoas cuja habitação tenha mau isolamento térmico.

A DGS aconselha ainda ao uso de várias camadas de roupa, luvas, meias quentes e cachecol.

A previsão de tempo frio e seco para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a lançar também um alerta.

A ANPC recomendou à população especial cuidado com o perigo das intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras, com o piso escorregadio e acumulação de neve ou gelo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.