/

Frigoríficos zombies e TVs escravizadas propagam spam

samsungtomorrow / Flickr

A Internet das Coisas

A Internet das Coisas

A empresa de segurança Proofpoint divulgou um relatório em que alerta para uma nova modalidade de ataque botnet que escraviza dispositivos ligados, como frigoríficos e Smart TVs.

É o primeiro caso documentado de vulnerabilidade na Internet das Coisas (IoE), tendência mundial em que aparelhos do dia a dia ganham capacidade de se ligar à internet e, consequentemente, novas funcionalidades.

O ataque botnet captura, de forma silenciosa, aparelhos conectados e obriga-os a enviar e-mails quando estão ociosos, de modo que o utilizador nunca desconfie da invasão.

Antivírus e programas de protecção podem evitar que os computadores sejam capturados, mas o estudo da Proofpoint mostrou que outros dispositivos, como Smart TVs, routers, centrais multimedia e frigoríficos inteligentes estão a originar até 25% do tráfego de e-mail não solicitado.

A empresa de segurança estima que mais de 100 mil aparelhos tenham sido capturados. Os ataques aconteceram no período de 23 de dezembro a 6 de janeiro, em três ondas de ataque diárias.

David Knight, especialista da Proofpoint, declarou em comunicado que o nível de protecção dos dispositivos é muito baixo, e os consumidores não tem meios para detectar se um ataque está sendo perpetrado. No caso, a segurança deveria ser provida pelos fabricantes, em actualizações constantes do software dos aparelhos.

Prevê-se que o mercado de “Internet das Coisas”, conceito que integra a ligação de máquinas entre si e à internet, possa gerar um volume de negócio 8,9 biliões de dólares em 2020.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.