Fraudes com cartões aumentam na Europa em 2012

46

LaTunya Howard / USN

-

As fraudes com cartões bancários na Europa aumentaram em 2012 devido, principalmente, a um maior número de burlas na internet, segundo um relatório do Banco Central Europeu (BCE) publicado hoje.

O estudo abrange os países que fazem parte do SEPA, espaço único de pagamentos em euros, onde se encontram os 28 da União Europeia (UE), a Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega e Suíça.

“As fraudes com cartões bancários no seio do SEPA aumentaram em 2012 pela primeira vez desde 2008”, constata o BCE no estudo.

O montante total das fraudes em 2012 foi avaliado em 1,33 mil milhões de euros, ou seja mais 14,8% que em 2011.

No entanto, este valor das fraudes de 2012 representa um decréscimo de 9,3% face ao nível de 2008, tendo as transações com cartões bancários aumentado 17% em 2012 comparativamente a 2008, sublinha ainda o BCE.

Quanto à parte de fraude no total das transações (de 3.500 mil milhões de euros), esta cifrou-se em 0,038% em 2012, depois de 0,036% em 2011, 0,040 em 2010 e depois de um pico de 0,050% em 2009.

Em concreto, os dados reunidos pelo BCE e pelos 18 bancos centrais da zona euro demonstram que em valor, cerca de 60% das fraudes com cartões bancários em 2012 resultaram de pagamentos postais, por telefone e na internet, ligadas à explosão das compras ‘online’ desde 2008.

Este tipo de fraude, que aumentou 21% de 2011 para 2012, foi também observada nos países que se esforçaram para melhorar a segurança dos pagamentos com cartões na internet, adianta o BCE.

“Estes dados demonstram que nos devemos manter vigilantes em relação às fraudes com cartões bancários, mesmo vendo que o nível de contrafação é inferior no seio da zona SEPA como fora, graças à adoção de normas de segurança muito elevadas”, afirmou o vice-presidente do BCE, Vitor Constâncio, citado no estudo.

/Lusa

RESPONDER

A quantidade de ferimentos no rosto do Gustavito sugere que o animal tentou defender-se das facadas

Hipopótamo assassinado à facada no Jardim Zoológico de El Salvador

Um dos animais mais famosos de El Salvador foi brutalmente assassinado dentro do Jardim Zoológico nacional na semana passada. O hipopótamo Gustavito, de 15 anos, foi espancado e atingido com armas pontiagudas dentro da sua …

Maria da Conceição Rita, ou "Micas" como era conhecida, com Oliveira Salazar

Morreu Micas, a pupila de Salazar

"Micas", que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. Maria da Conceição Rita, mais conhecida por "Micas", morreu esta segunda-feira, aos …

A ministra do Ambiente espanhola Isabel Garcia Tejerina

Almaraz: Ministra espanhola garante “toda a transparência” aos “amigos portugueses”

A ministra espanhola do Ambiente garantiu esta terça-feira, em Bruxelas, “toda a transparência” sobre o armazém de resíduos nucleares em Almaraz, esperando mostrar à Comissão Europeia e aos “vizinhos e amigos portugueses” que o projeto …

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018. Elon Musk afirmou que os …

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Herdeiro do império Samsung indiciado por corrupção

O herdeiro do império da Samsung e quatro outros executivos do maior fabricante de smartphones do mundo, foram indiciados por corrupção no âmbito do vasto escândalo que afeta a Coreia do Sul há meses, informou …

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

Temporal nos Açores destruiu "o bar mais bonito do mundo"

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera …

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís disponível para dar esclarecimentos ao Parlamento

A ex-ministra das Finanças disse, esta segunda-feira, estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao Parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais. Questionada pela agência Lusa, perante pedidos de explicações …

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

OMS publica lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou, esta segunda-feira, o Mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis. Os agentes patogénicos …

-

Novo acidente com carro alegórico no Carnaval do Rio faz 17 feridos

O número de feridos na sequência de um acidente, ocorrido esta madrugada, envolvendo um carro alegórico no Rio de Janeiro, o segundo do tipo no Carnaval carioca, subiu para 17, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu …

-

Morte de porcos nadadores das Bahamas é um mistério, mas a culpa pode ser dos turistas

Vários dos famosos porcos nadadores das Bahamas apareceram mortos e ninguém sabe explicar como é que isso aconteceu, mas há especulações de que a culpa pode ser dos turistas. A chamada Praia dos Porcos, ou Big …