//

Fraude da VW pode causar 60 mortes por poluição só nos EUA

2

Julian Stratenschulte / EPA

O excesso de emissão de gases poluentes dos carros da marca Volkswagen vai causar cerca de 60 mortes prematuras nos EUA e custos sociais superiores a 450 milhões de dólares, nos próximos 20 anos.

Dados que constam de um novo estudo, elaborado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela Universidade de Harvard, que foi publicado na revista Environmental Research Letters.

A fraude no software dos testes de poluição efectuados pelo grupo Volkswagen atingiu 482 mil carros que emitiram 40 vezes mais poluentes do que permite a legislação norte-americana.

De acordo com o estudo, a adulteração que decorreu entre 2008 e 2015 terá reflexos nos próximos vinte anos e pode causar cerca de 60 mortes prematuras nos EUA e custos sociais, incluindo despesas médicas, da ordem dos 450 milhões de dólares.

“Todos temos factores de risco nas nossas vidas e [o excesso de emissões] é outro factor de risco pequeno. Se tivermos em conta esse risco adicional devido ao excesso de emissões da Volkswagen, então cerca de 60 pessoas morreram ou vão morrer mais cedo e, em média, uma década ou mais antes”, explica um dos investigadores do MIT envolvidos no estudo, Steven Barrett.

Estas mortes serão causadas por bronquite crónica e outras doenças do foro respiratório e cardíaco.

O estudo menciona que se a Volkswagen corrigir a falha em todos os veículos até ao fim de 2016, como prometeu, serão evitadas 130 mortes prematuras e haverá uma poupança da ordem dos 840 milhões de dólares em custos sociais.

ZAP

2 Comments

  1. ”…emitiram 40 vezes mais poluentes do que permite a legislação norte-americana.” A legislação é para os outros porque para quem é responsável por 25% da poluição do planeta e que deve ser condenado pelas mortes e problemas que causa a terceiros ! ! ! . . .

  2. Por esta definição logica pode se afirmar que doenças degenerativas que todos confrontamos diariamentes são causadas pela maioria das emissões por veiculos a gasoleo e gasolina existentes no planeta?
    as mais de 200 experiencias atomicas na atmosferra do nosso planeta?
    Estes cientistas com afirmações irresponsaveis e tendenciosas
    e por cá
    motociclos do tempo da DDR? autocarros e todos os tipos de tratores e camiões? sem catalizador……
    olhemos para nossa casa antes de responsabilizarmos outros….
    pequena demonstração de manipulação publica tendenciosa a que somos confrontados diariamente

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.