/

França proíbe modelos demasiado magras

Quem empregar modelos demasiado magras, em França, pode ir parar à prisão. É o que se determina na nova Lei aprovada pelo Parlamento francês e que visa lutar contra a anorexia no mundo da moda.

A chamada emenda Véran, em referência ao deputado socialista que a elaborou, foi aprovada nesta sexta-feira, 3 de Abril, no âmbito de um projecto de Lei sobre a Saúde, e “proíbe o exercício da actividade de modelo a todas as pessoas cujo índice de massa corporal seja muito baixo (inferior a 18: por exemplo 55 kg por 1,75 metros)”, conforme aponta o jornal francês Le Monde.

Aprovada com a oposição dos Partidos União Por um Movimento Popular (UMP) e União dos Democratas e Independentes  (UDI) e a reserva dos ecologistas, a emenda teve o apoio da ministra da Saúde Marisol Touraine que manifestou como “preocupante” a presença de modelos demasiado magras nos desfiles de moda.

No âmbito desta nova regulamentação, os responsáveis das Agências de Modelos que empreguem profissionais que não cumpram as normas da interdição serão punidos com penas de prisão até 6 meses e multas até 75 mil euros.

O objectivo da medida é ter um “efeito regulador” para o sector da moda, conforme salienta o seu criador, Olivier Véran, citado pelo Le Monde.

A par desta emenda contra modelos muito magras, o Parlamento francês definiu ainda que os retoques de Photoshop nas fotografias usadas em publicidades devem ser devidamente sinalizados.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.