/

França evita novo atentado e faz sete detidos

1

O Ministro do Interior francês anunciou esta segunda-feira que foi evitado um novo atentado no país e que sete pessoas foram detidas durante o fim-de-semana. Os suspeitos planeavam atacar o mercado de Natal de Estrasburgo e uma esquadra da polícia.

Segundo o 20 minutes, o ministro do Interior Bernard Cazeneuve anunciou que sete pessoas foram detidas no fim-de-semana nas cidades de Estrasburgo e Marselha.

De acordo com o governo, os detidos planeavam um atentado contra o famoso mercado de Natal de Estrasburgo, que anualmente recebe mais de dois milhões de pessoas. O mercado de Natal ocorre todos os anos e a edição de 2016 começará na próxima sexta-feira.

Além deste, outro possível alvo de atentado seria uma esquadra da polícia.

Os detidos são de origem francesa, marroquina e afegã e têm idades compreendidas entre os 29 e os 37 anos. Seis dos detidos eram desconhecidos dos serviços secretos franceses, enquanto um cidadão marroquino estava assinalado “por um país parceiro”.

A operação foi realizada no âmbito de uma investigação que durava há oito meses, no âmbito das investigações iniciadas antes da Euro 2016.  As autoridades francesas monitorizavam os suspeitos há semanas e constataram que estavam “nervosos” e “ansiosos” para receberem um “carregamento de armas”.

De acordo com o jornal Le Parisien, citado pela agência Ansa, os detidos em Estrasburgo conheciam um dos detidos em Marselha porque tinham voltado juntos da Síria. O grupo também tinha contacto com os terroristas que atacaram a casa de espetáculos Bataclan durante os atentados do Estado Islâmico em 13 de novembro de 2015, em Paris.

Segundo Bernard Cazeneuve, “nunca a ameaça terrorista foi tão elevada” no território francês. “O risco zero de atentados não pode ser garantido nunca. Quem garante isso mente aos franceses. Fazemos de tudo, a todo momento, para prevenir estas ameaças e proteger nossos cidadãos”, afirmou o ministro.

No passado dia 13, assinalou-se um ano dos atentados em Paris, que provocaram a morte de 130 pessoas.

As últimas detenções fazem subir para 418 o número de indivíduos interpelados por relação com redes terroristas desde o início do ano, precisou Bernard Cazeneuve.

Apenas desde 1 de setembro, foram detidas 143 pessoas, 52 foram presas e 21 colocadas sob controlo judicial.

O governo anunciou recentemente que vai pedir um novo prolongamento do estado de emergência, em vigor em França desde novembro de 2015, pelo menos até às eleições presidenciais da primavera de 2017.

ZAP / Lusa / ABr

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.