/

Estrela da Fox News chega a acordo milionário após denúncia de assédio

1

USMC / Wikimedia

Gretchen Carlson, ex-apresentadora da Fox News

Gretchen Carlson, ex-apresentadora da Fox News

Dois meses depois de processar o então CEO da Fox News Roger Ailes por assédio sexual, a apresentadora Gretchen Carlson aceitou um acordo com a empresa para receber 20 milhões de dólares da estação.

A pivot da Fox News tinha apresentado uma queixa onde alegava ter sido vítima de assédio de Roger Ailes por várias vezes, de forma implícita e explícita, nomeadamente através de olhares incómodos, comentários e propostas impróprias que, quando rejeitadas, levaram a retaliações profissionais.

A queixa foi apresentada no início de julho, poucos dias depois da Fox News não ter renovado o contrado da apresentadora.

A indemnização de 20 milhões de dólares, apesar de expressiva, é ironicamente baixa quando comparada com os 40 milhões que Roger Ailes terá recebido da Fox News para se afastar da empresa na sequência do escândalo.

Esta manhã, a Vanity Fair avançou que Roger Ailes vai pagar uma parte do montante, a par da Fox News, embora ainda não se saiba o tamanho dessa fatia. A revista acrescenta que o acordo inibe Gretchen Carlson de ações futuras contra a Fox ou qualquer um dos seus executivos.

Na sequência das alegações de Gretchen Carlson, várias outras mulheres da Fox News denunciaram as suas próprias experiências de assédio sexual, entre as quais a estrela da estação Megyn Kelly, o que terá sido definitivo para que o patrão todo-poderoso da 21st Century Fox, Rupert Murdoch, afastasse Roger Ailes.

Entretanto, a 21st Century Fox já confirmou o acordo com a apresentadora, publicando um pedido de desculpas onde elogia o seu profissionalismo.

“Durante o seu trabalho na Fox News, Gretchen trabalhou de acordo com os padrões mais elevaos do jornalismo e do profissionalismo. Desenvolveu uma audiência leal e foi uma fonte diária de notícias para muitos americanos. Temos orgulho em que ela tenha feito parte da equipa da Fox News”, afirma a empresa.

“Lamentamos sinceramente e pedimos desculpas pelo facto de não ter sido tratada com respeito e dignidade que ela e todas as suas colegas merecem”, salienta a Fox.

Gretchen Carlson também já emitiu um comunicado, onde agradece a todas as mulheres que a apoiaram quando resolveu expor o seu caso.

A jornalista afirma: “Estou grata à 21st Century Fox pela sua atuação decisiva quando apresentei queixa. Estou pronta para seguir em frente para o próximo capítulo da minha vida, no qual vou duplicar os meus esforços para dar mais poder às mulheres no seu espaço de trabalho”.

“Quero agradecer a todas as mulheres corajosas que se manifestaram em minha defesa e contaram também as suas histórias, e às muitas pessoas de todo o país que me apoiaram na campanha #StandWithGretchen. Todas as mulheres merecem um ambiente de trabalho digno e respeitador”, conclui.

AF, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.