/

Fotógrafo António Pedrosa distinguido com Prémio Hasselblad Masters 2014

DR antoniopedrosa.com

Iraquis / Bairro do Iraque, foto de António Pedrosa

Iraquis / Bairro do Iraque, foto de António Pedrosa

O fotógrafo português António Pedrosa foi distinguido com o Prémio Hasselblad Masters 2014 na categoria editorial para uma reportagem sobre uma comunidade cigana em Trás-os-Montes.

De acordo com o site do prémio internacional da Hasselblad, marca sueca de máquinas fotográficas, foram distinguidos criadores em 12 temas de imagem, desde arquitectura, moda, belas artes, paisagem e retrato.

O trabalho premiado foi efectuado pelo fotógrafo português numa comunidade cigana que vive em Carrazeda de Ansiães, em Trás-os-Montes, e que já tinha conquistado, há dois anos, o Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora 2012.

Depois de terem sido expulsas da vila, no distrito de Bragança, as famílias ciganas foram viver para um monte onde improvisaram casas criando uma comunidade que ficou conhecida como “Bairro do Iraque”, por ter sido anteriormente zona de exploração mineira.

As fotografias de António Pedrosa mostram casas feitas com chapas de zinco, portas de lona, janelas sem vidros e telhados suportados por pneus velhos.

Depois de ter estudado Direito, António Pedrosa começou a trabalhar no fotojornalismo em 1996, tendo publicado foto-reportagens em revistas e jornais em Portugal e na Holanda, onde também viveu.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.