/

Foto viral de “irmãos no Nepal” foi tirada em 2007 no Vietname

d.r. Na Son Nguyen

A tofo de "irmãos no sismo do Nepal" de 2015 foi tirada em 2007 no Vietname

A tofo de “irmãos no sismo do Nepal” foi tirada em 2007 no Vietname

Esta é provavelmente a foto mais partilhada nas redes sociais depois do terramoto do Nepal, a semana passada. Lamentavelmente, foi tirada no Vietname, há oito anos.

A imagem de duas crianças abraçadas é forte: a menina agarrada ao irmão como se procurasse abrigar-se do mundo exterior, e os olhos assustados do menino, emocionaram muitas pessoas.

Descrita como “irmã de dois anos protegida por irmão de quatro anos no Nepal”, em menos de uma semana a foto tornou-se viral no Facebook e no Twitter.

Algumas pessoas tentaram procurar os irmãos entre as vítimas dos terremoto e houve mesmo pedidos de doações.

Mas a foto foi tirada há quase uma década, no norte do Vietname.

Tirei esta foto em outubro de 2007 em Can Ty, uma aldeia distante na província de Ha Giang”, disse à BBC o autor da fotografia, o fotógrafo vietnamita Na Son Nguyen.

“Estava a passar pela aldeia, mas parei ao ver a cena de duas crianças a brincar em frente a casa enquanto os pais trabalhavam na lavoura”, conta Nguyen.

“A menininha, que devia ter uns dois anos, chorou por causa da presença de um estranho, e o menino, que talvez tivesse uns três anos, abraçou a irmã para a confortar”, acrescenta o fotógrafo.

Foi emocionante e fofo, tirei imediatamente uma foto do momento”, conclui.

Nguyen publicou a foto no seu blog pessoal e ficou surpreendido, há três anos, ao descobrir que a imagem estava a ser partilhada por utilizadores do Facebook no Vietname como sendo de “órfãos abandonados”.

“Algumas pessoas até criaram histórias complexas sobre as crianças, dizendo que a mãe tinha morrido, ou que o pai tinha abandonado os filhos”, conta Nguyen.

Mas há mais. O fotógrafo viria ainda a descobrir a foto partilhada como sendo de “dois órfãos de Mianmar”, ou de “vítimas da guerra civil na Síria”.

Nguyen tentou esclarecer a questão e pedir os direitos intelectuais da foto, sem sucesso.

“Esta é a minha foto mais partilhada em todo o mundo – mas quase sempre no contexto errado.”

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.