/

Foto de polícia a atirar garrafa a adeptos incendeia as redes sociais

18

d.r. João Girão / FocusCelebration / Global Imagens

A foto de João Girão que capta o momento em que um polícia “devolve” uma garrafa aos adeptos. A polémica instalou-se nas redes sociais

Uma foto captada nos distúrbios que marcaram a celebração do bicampeonato do Benfica está a gerar nova polémica sobre a atuação da polícia este domingo e será mais um caso analisado pela Inspeção-Geral da Administração Interna.

Da autoria do fotojornalista João Girão, da Global Notícias, a imagem que está a circular nas redes sociais mostra um elemento da Unidade Especial de Polícia a atirar uma garrafa ao grupo de adeptos do Benfica que atacou o dispositivo policial.

A SIC Notícias conta que o fotojornalista ficou atento ao local onde o agente se encontrava depois de ver um outro agente a ser levado, ensaguentado, por colegas, depois de provavelmente ter sido atingido com uma garrafa ou uma pedra.

Depois de os adeptos reagirem à ação da PSP, o agente no centro desta nova polémica agarra numa garrafa que está no chão e lança-a.

O caso será mais um a ser investigado no inquérito aberto pela Inspeção-Geral da Administração Interna a todos os incidentes na festa do Benfica. A atuação da PSP tem sido fortemente criticada, marcada por casos polémicos como o oficial que agrediu um adepto em frente ao filho do mesmo.

ZAP

18 Comments

    • É por isso que pagamos muito dinheiro dos nossos impostos para ter pessoas treinadas para situações destas, senão qualquer um faria o serviço, e depois penso que ainda não há pessoas a ser condenadas a prestar serviço na policia.
      É exigido que a policia, mais do que ninguém cumpra a lei, senão deixam de o ser e serão comparados a arruaceiros como os outros, só que armados e fardados.

      • Sem duvida, concordo com o comentario. Para quem recebe uma “fortuna”, andam com carros sem seguro ( se durante o serviço estragarem têm de pagar do seu bolso), têm de pagar o próprio equipamento de trabalho, arriscam a vida diariamente, são insultados e maltratados constantemente, trabalham para uma sociedade que não os respeita nem valoriza. são tratados como marginais e os maus da fita pela comunicação social.
        Somos mesmo um país de … Não vi tanta indignação quando são agredidos, mortos … mas quando um agente se excede vemos este bando seres a saírem da toca e a mostrar toda a sua “valentia”. De facto concordo, eles de facto são pagas e bem pagos para serem bonecos de pancada! Ainda bem que nao sou agente policial, provavelmente ja estaria preso porque distribuiria chumbo.

  1. foto duvidosa. se repararem bem na foto a garrafa tem cerca de 1 cm, em proporção ao tamanho do policia que mede cerca de 6,5 cm, deve ser uma montagem ou então a garrafa tem o tamanho para entrar no livro dos records.

    • Amigo sendo que uma garrafa de litrosa tem aprox. uns 30 cm de altura… 30*6.5=195cm não me parece assim tão recorde do Guiness.

  2. Ui… realmente é mesmo uma situação grave…
    Enquanto não encontrarem outra noticia os medias vão continuar a “chover no molhado”!!!
    Enfim…

  3. Boa tarde, mas a “bola” é isso, um local se compra bilhete, para se andar a vandalizar, roubar e a mandar pedras..etc… pois o que falta é uma policia forte, porque a que temos está visto é fraca

  4. Quer dizer a bandidagem pode atirar garrafas e pedras, a policia limita-se a levar com elas, e pelo que se sabe nem íam devidamente equipados para não causar má impressão aos “gandulos”, sinceramente há coisa que me fazem confusão, isto não tem nada a ver com a paranoia do outro a “arrear” forte e feio num adepto á frente dos filhos, que foi vergonhoso.

  5. Está muito errado… atirar garrafas que se recebeu do outro lado com tanto carinho?! Até dá uma ideia meio larilas da polícia! Deviam responder com balas de borracha e com gás lacrimogéneo, mesmo correndo o risco de vermos a comunicação social a esquecer o que milhares provocaram de norte a sul, e atacar de quem nos protege de gente desta!!!

  6. “Depois de os adeptos reagirem à ação da PSP…”
    Mas estes jornalistas esquizofrénicos fazem-nos de parvos? Os adeptos é que reagiram a acção da PSP?!!!! A PSP é que reagiu à acção de gente que acha que pode fazer o que quer só porque festeja algo ligado ao futebol. Será que o jornalista seria tão tendencioso contra a policia se fossem adeptos do Sporting? e do Porto?

  7. Sem capacetes de proteção, debaixo de pedradas e garrafadas a serem chamados de tudo e mais alguma coisa, já a comunicação social falou do que estão internados com a cabeça partida das pedradas e garrafadas?
    Pois…

  8. Mas a garrafa que o senhor polícia atirou já tinha sido atirada contra os polícias e continuava intacta?
    Mais um milagre do Benfica.

  9. Bravo Sr.Girão pela sua foto maravilhosa e espero que venha a ganhar um premio de melhor fotografo ao ano. Já agora foi pena que a minuscula caggafa não lhe tenha acertado na sua cabeça. Se isto é jornalisno de informação, eu vou ali e venho já. Como já disse algumas vezes essses energumenos que tanto atacam a policia, quanndo aflitos são os primeiros a dizer que policia nunca aparece quando é chamada. A violêncoa ao contra´rio do que estão a dizer têrm aumentado pela força dos gangues armados e porque na realidade a policia se vai alhenado e eu faria o mesmo pois todos os dias são desrespeitados. Sou do tempo da GNR a cavalo a “malhar” a sério e o respeitinho era muito lindo. Fugi muitas vezes e escondi-me em portas de predios pois as forças policias fechavam todas as ruas e a fuga era impossivel. Fico revoltado quando vejo as policias a recuarem e no neu entender só mesmo quqndo utilizarem munições a sério é que haverá algum respeito e a Lei ou os Srs.Juizes deixem de ser tão permissivos pois não é raro ver um indivuduo ou grupos serem soltos de imediato e depois ainda gozam as policias. Tenho amigos que quando os aggaram não os levam aos juizes, metem-nos em predios e partem-nos todos. Assim, dirante uns meses não chateiam ninguém. Esta minha firmação não é um convite à violência mas ao respeito que se deve ter e que não há. O Alentejo é muito grande para fazer uma cerca com bastantes hectares e elecrtificá-la, metendo lá todos esses energumenos e obrigarem-nos a trabalhar e verhar a mola. Tenho dito.

  10. Caros leitores.
    Desculpem os erros de português que escrevi ainda e sempre pela antiga ortografia que essa sim, nos foi imposta por alguns analfabetos governamentais e por obscuros ou nem tanto interesses comerciais. Foi o facto de estar irritado com a noticia brilhantemente colocada e tal era a rapidez com que queria mostrar o meu desagrado, que comi e ou deturpei palavras.
    As minhas sinceras desculpas e prometo ser mais cuidadoso na escrita quando tiver de dar a minha opinião.

  11. OH CRAMAL… Antes de mais, estamos todos desculpados porque aqui não cabem desculpas nem ‘obrigadinhas’… É que este espaço virtual não se presta a emoções ou afectos e sentimentos só os do senso comum, que são os de cada um!
    No entanto, o meu discernimento confessa~se preocupado com tiros a sério ,já não tanto com a ideia geral da experiência de vida que o fez cidadão de cosciência cívica e política!

  12. Pois eu continuo a pensar que isto é um problema de formação.
    Os nossos policias, que são voluntários para o exercício da profissão, e que podem abandona-la quando queiram, como em qualquer outra profissão, são treinados para serem essencialmente passadores de multas
    e depois quando é necessário serem policias e agirem em situações destas não estão preparados.
    A quem defende a cacetada e os tiros, só desejo que se vejam numa situação, que felizmente vai sendo cada vez mais rara, de se confrontarem com um policia sem escrúpulos e sem câmaras que o defendam para ver se mantém a opinião.
    Expresso aqui o meu respeito e agradecimento a todos os que exercem a profissão policial com dignidade

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.