/

Fóssil de dinossauro com asas pode esclarecer relação entre penas e voo

stanbury / FLickr

Modelo de Archaeopteryx no OUMNH, o Museu de História Natural da Universidade de Oxford

Modelo de Archaeopteryx no OUMNH, o Museu de História Natural da Universidade de Oxford

Uma equipa de paleontólogos alemães está a estudar num fóssil de dinossauro alado do género Archaeopteryx vestígios de penas antes desconhecidas que podem ajudar a estabelecer a relação entre o desenvolvimento da plumagem e o voo das aves.

Os Archaeopteryx são considerados os parentes mais afastados das aves modernas, com o registo fóssil a remontar a 150 milhões de anos, e o espécime em estudo na Alemanha revela características previamente desconhecidas da plumagem.

Oliver Rauhut, paleontólogo da Universidade de Munique, citado pela revista Nature, referiu que as primeiras conclusões lançam luz sobre a função original das penas, pois sugerem ligações entre o desenvolvimento das penas de ave e a origem do voo que são, provavelmente, “muito mais complexas do que foi assumido até agora”.

uni-muenchen.de

O paleontólogo Oliver Rauhut, da Universidade de Munique

O paleontólogo Oliver Rauhut, da Universidade de Munique

“Pela primeira vez, foi possível estudar a estrutura detalhada das penas no corpo, na cauda e, acima de tudo, nas pernas,” disse Oliver Rauhut.

A investigadora Christian Foth, que participou no estudo do fóssil, assinala que “comparações com outros dinossauros com penas indicam que a plumagem nas diferentes regiões do corpo varia muito entre espécies”.

“Isso sugere que as penas primordiais não evoluíram em relação àquelas que desempenham papéis relacionados com o voo, mas possuíram determinadas funções em outros contextos“, referiu a pesquisadora da Universidade de Munique.

As espécies avançadas de dinossauros predadores e aves primitivas podem ter usado as plumagens nos membros posteriores como órgãos de equilíbrio durante os seus movimentos, a semelhança do que fazem as avestruzes.

Christia Foth afirmou ainda que as penas poderiam ter tido funções úteis na incubação dos ovos, camuflagem e exibição, pois “as plumas laterais na cauda do Archaeopteryx tinham uma forma aerodinâmica, e muito provavelmente desempenharam um papel importante nas suas habilidades aéreas”.

A Archaeopteryx representa uma forma de transição entre répteis e aves e é possivelmente o mais antigo pássaro fóssil, o que pode provar que os pássaros modernos são descendentes diretos deste tipo de dinossauros e são eles próprios essencialmente dinossauros modernos, refere a publicação.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.