Forças iraquianas expulsam Estado Islâmico de Ramadi

Kurdishstruggle / Flickr

As forças iraquianas reconquistaram Ramadi este domingo, uma cidade que estava desde maio sob o controlo do Estado Islâmico.

Depois de várias semanas de ataques intensivos, as forças iraquianas conseguiram retomar o controlo de Ramadi, uma cidade perto de Bagdad.

O Estado Islâmico mantinha o domínio da cidade desde maio passado por ser uma região estratégica mas acabou por retirar-se definitivamente este domingo depois da ofensiva iraquiana.

“A cidade está sob controlo total das nossas forças. Isso não significa que entramos no centro, mas sim que o município está circundado e que está plenamente sob controlo”, afirmou Mohamed Ibrahim, porta-voz do Joint Operations Command no Iraque.

A reconquista da cidade foi considerada pelo governo iraquiano uma vitória sobre o grupo terrorista, não esquecendo, no entanto, que os extremistas podem voltar a atacar nos próximos dias.

“Com o controlo do complexo, isto significa que foram derrotados em Ramadi. O próximo passo passa por eliminá-los também de outras áreas que estão por perto da cidade”, disse o porta-voz dos militares, Sabah al-Numani, à agência Reuters, citado pela BBC.

Não é ainda claro o número de membros do EI que estavam na região, mas algumas estimativas falam em pelo menos 400 combatentes.

Apesar da vitória, a imprensa iraquiana dá conta de que estes combates estão a provocar vítimas entre os civis e que, pelo menos oito pessoas, entre elas crianças, foram mortas nos ataques.

ZAP /AgênciaBrasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.