/

Forças iraquianas encontram vala comum com 400 corpos em Fallujah

Andrea Dicenzo / EPA

-

Forças iraquianas encontraram este domingo cerca de 400 corpos numa vala comum, na localidade de Saqlawiy, a noroeste de Fallujah – na sua maioria, de soldados executados pelo grupo extremista Estado Islâmico , em 2014 e 2015.

A descoberta ocorreu após a reconquista pelas forças iraquianas de uma área próxima de Fallujah, cidade na qual o Estado Islâmico tem usado milhares de civis como escudos humanos.

A agência de notícias francesa AFP indica que a vala comum foi descoberta no bairro de Shuhada “durante uma operação de desminagem”, de acordo com um oficial das forças iraquianas.

Um número crescente de famílias que têm chegado a campos de refugiados no sul de Fallujah conta episódios marcantes acerca da atuação dos jihadistas, que dispararam enquanto fugiam.

Segundo esses relatos, há dezenas de milhares de pessoas que estarão presas dentro da cidade.

Governo iraquiano vai investigar abusos de forças de segurança

Entretanto, o Governo iraquiano anunciou que vai investigar os alegados abusos perpetrados pelas forças de segurança durante a operação para retomar a cidade de Fallujah.

O primeiro-ministro, Haider al-Abadi, ordenou a criação de um comité de direitos humanos para avaliar “qualquer violação das instruções de proteção de civis”, afirmou Sadd al-Hadithi, na televisão.

Segundo adiantou um porta-voz do governo, al-Abadi deu “ordens precisas” para haver processos em caso de se concluir haver qualquer abuso.

O principal líder religioso xiita do Iraque, aiatola Ali al-Sistani, divulgou orientações, entendidas como um código de conduta, para as forças que estão a combater o grupo extremista Estado Islâmico, com o objetivo de limitar os abusos.

Diversas autoridades, incluindo o porta-voz do parlamento, Salim al-Juburi, manifestaram a sua preocupação sobre casos de abusos cometidos pelas forças envolvidas na operação de retoma de Fallujah.

Fallujah é uma cidade sunita que fica apenas a 50 quilómetros a oeste de Bagdade e é um dos bastiões do Estado Islâmico mais emblemáticos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.