/

Abriu o primeiro museu subaquático da Europa

O museu foi construído nas águas de Lanzarote, no arquipélago das Canárias, e as suas estátuas representam os habitantes da ilha.

Cerca de 300 estátuas foram recentemente ‘mergulhadas’ nas águas de Lanzarote, uma das ilhas espanholas que pertence ao arquipélago das Canárias, conta a BBC.

Colocadas a 15 metros de profundidade, estas figuras, criadas pelo artista britânico Jason DeCaires,  fazem desta ilha primeiro local do mundo a ter um museu subaquático.

A inauguração do museu aconteceu no final de janeiro, na Marina Rubicon, e foram várias as pessoas que se juntaram para assistir ao evento.

As estátuas representam vários moradores da ilha a fazer as atividades do seu dia-a-dia e uma das ‘modelos’ escolhidas afirma sentir-se orgulhosa por pertencer a esta experiência.

“Esta experiência é incrível, sinto-me muito orgulhosa porque já vivo em Lanzarote há 23 anos e fazer parte disto é uma honra”, explica.

“Vai ser um importante projeto a nível turístico, é o primeiro na Europa e (…) é a união da arte com a natureza”, mostra María Teresa Lorenzo, conselheira do Turismo e Cultura do Governo das Canárias ao ATC Press.

O mesmo artista já tinha criado museus do mesmo género na ilha de Granada, nas Caraíbas, e em Cancún, no México.

Foram criadas a partir de betão para que não prejudiquem o meio onde se encontram e estima-se que possam resistir durante 300 anos.

Ao contrário do que acontece na maioria dos museus, para visitar este não é preciso pagar entrada, basta antes ter um fato e praticar mergulho.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.