/

Foguete japonês leva suprimentos à Estação Espacial Internacional

(dr) JAXA

Módulo japonês Kounotori 6

Módulo japonês Kounotori 6

Parece que a tripulação da Estação Espacial Internacional afinal não vai ter que se preocupar com os banquetes de fim de ano.

O módulo japonês Kounotori 6 acaba de ser enviado à Estação Espacial Internacional, EEI, com 4,5 toneladas de alimentos, água potável, peças de reposição e hardware experimental, acoplado ao foguete lançador H-IIB.

O lançamento ocorreu na base do Tanegashima Space Center, no sudeste do Japão.

Há pouco mais de uma semana, a nova nave espacial russa Progress MS-04, que levaria todos os suprimentos necessários aos astronautas, entrou em combustão e explodiu na atmosfera poucos minutos após o lançamento.

Ainda não se sabe o que causou sua desintegração, mas parece ter sido algo relacionado ao terceiro estágio do foguete Soyuz.

A nave russa transportava 2,6 toneladas de comida, combustível e outros mantimentos para os tripulantes da Expedição 50 da EEI, composta pelo francês Thomas Pesquet, os norte-americanos Peggy Whitson e Shane Kimbroughet, e os russos Oleg Novitski, Serguei Ryjikov e Andrei Borissenko.

O foguete japonês leva agora à EEI alimentos e componentes para substituir os que se perderam com a Progress MS-04, mas a tripulação da Estação Espacial nunca esteve na realidade em perigo imediato de vida por falta de alimentos ou água.

Mas além dos alimentos, a carga do Kounotori 6 conta com componentes muito importantes para manutenção da Estação, como seis baterias de lítio e de placas adaptadoras para os painéis solares.

Os astronautas da Expedição 50, aliás, vão precisar de fazer várias rondas pelo espaço, a partir de janeiro, para trocar as baterias.

O Kounotori 6 vai chegar à Estação no dia 13 de dezembro, e, como sempre, será acoplado pelo braço robótico Canadarm2.

Resta agora esperar que o foguete japonês chegue ao seu destino – ou os astronautas da EEI poderão mesmo ter que começar a apertar o cinto…

ZAP / Canaltech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.