/

Foguetão da SpaceX com cápsula Dragon para a Estação Espacial vai mesmo ser lançado hoje

O lançamento de um foguetão da SpaceX com uma cápsula de carga Dragon com destino à Estação Espacial Internacional vai ocorrer esta segunda-feira, como planeado, apesar de uma falha que está a afetar um computador na estação.

O foguetão Falcon 9 e a sua cápsula não tripulada Dragon estão programados para descolar de Cabo Canaveral na Florida, às 20:58 (hora de Lisboa), anunciou o vice-presidente da SpaceX, Hans Koenigsmann.

As previsões meteorológicas apontam para uma probabilidade de 80 por cento de condições favoráveis a um lançamento bem-sucedido, o terceiro operado pela empresa de transporte espacial norte-americana.

Este lançamento esteve inicialmente previsto para meados de março.

O gestor da missão na estação espacial, Mike Suffredini, disse que o lançamento SpaceX-3 ficou decidido numa reunião.

“Já tínhamos determinado que estávamos prontos para o lançamento na semana passada. No entanto, ontem à tarde um dos nossos MDM externos falhou”, disse, referindo-se a um computador.

Existem cerca de 10 MDM na estação espacial, que controlam sistemas automatizados na base. Uma caminhada espacial será necessária para reparar o computador.

A NASA quer que o foguetão da SpaceX lance a sua carga para a base com a maior brevidade possível.

“A Dragon leva a bordo vários sistemas críticos, incluindo um novo fato espacial, componentes para arranjar os fatos espaciais existentes, experiências de investigação muito importantes e alguma logística para os membros da tripulação a bordo, por isso tem de lá chegar o mais cedo possível”, disse Mike Suffredini.

A SpaceX, pertencente ao visionário dono da Tesla e fundador do PayPal Elon Musk, tornou-se a primeira entidade comercial a chegar à estação espacial, com a sua cápsula de carga Dragon, em 2012.

A empresa tem um contrato de 1.600 milhões dólares com a NASA para uma série de missões de abastecimento no futuro.

A Dragon é uma cápsula reutilizável em formato de goma.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.