/

Físicos descobriram como olhar para dentro de um buraco negro

4

Um grupo de físicos da Universidade John Hopkins e da Universidade Towson afirma ter descoberto uma maneira de observar o interior de um buraco negro.

A ideia parte do princípio de que existem certas coordenadas matemáticas relacionadas com os buracos negros que mudam drasticamente conforme a referência usada para estabelecê-las, mas outras são invariantes, ou seja, não mudam.

Um dos mistérios dos buracos negros é o que existe dentro deles. Como nada escapa a um buraco negro – nem mesmo a luz -, não conseguimos espreitar o que há no seu interior.

Até há pouco tempo, não havia nenhuma observação direta de um buraco negro. Fontes poderosas de raio-X, ou raio gama, e jatos relativísticos de matéria eram os indícios indiretos possíveis da existência de buracos negros, o que só mudou recentemente com a descoberta das ondas gravitacionais.

Segundo os cientistas, existem 17 quantidades ou coordenadas relacionadas com a curvatura do espaço-tempo que são invariantes, e como algumas destas coordenadas estão relacionadas umas com outras, apenas cinco são realmente independentes.

Utilizando apenas estas cinco quantidades invariantes, o grupo alega que é possível caracterizar completamente a curvatura do espaço-tempo dentro de um certo tipo de buraco negro.

J.P. Eekels & J.M. Overduin

Um buraco negro em rotação causa efeitos no espaço-tempo à sua volta

De acordo com o Science Alert, o trabalho, que foi apresentado no 228° encontro da American Astronomical Society e publicado no site arXiv.org, detalha quais são estas cinco quantidades para que outros físicos façam experiências para criar simulações de buracos negros.

O próprio grupo chegou a utilizar estas coordenadas para criar uma imagem fantástica.

“Nós calculamos e desenhamos, pela primeira vez, todas as curvaturas invariantes independentes de buracos negros em rotação carregados, revelando um cenário que é muito mais belo e complexo do que pensávamos”, notam os investigadores.

Agora, resta-nos esperar que outros físicos examinem o trabalho e façam as suas próprias simulações, para saber se esta teoria é realmente válida.

HypeScience

4 Comments

  1. Para quê partilhar estas noticias neste país…? Com o calibre de comentários mais que simplesmente irracionais, obtusos, contrários à natural evolução do pensamento, à curiosidade dos seres humanos na descoberta da sua própria essência…é triste e lamentável assistir não à, mas às gerações de idiotas que uma das maiores mentes da humanidade previu que viriam a tomar conta deste planeta, quando a tecnologia os dominasse, ao inverso de lhes ajudar a compreender os mistérios da vida…

  2. Estupefacto – concordo. Se não fosse tão trágico, a estupidez orgulhosamente manifestada nos comentários anteriores (amostragem mínima da massa bruta que emerge nestas caixinhas de opinião) daria vontade de rir… Como dizia alguém, para se ser assim tão estúpido é preciso aprender. Quem pode, quem sabe, quem se interessa, lê este tipo de notícias noutros suportes e noutros idiomas. E tem acesso a comentários interessantes e debates enriquecedores.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.