/

Fisco deve há 18 anos IRS cobrado indevidamente a empreiteiro

6

Tiago C Lima / FLickr

Edifício do Ministério das Finanças em Lisboa

Edifício do Ministério das Finanças em Lisboa

Um antigo empresário em nome individual, actualmente reformado, está há quase 18 anos a tentar recuperar 5 mil euros de uma liquidação adicional de IRS que o Fisco lhe cobrou indevidamente.

Delfim Jacinto, um ex-empreiteiro de S. Pedro do Sul, já decorreu várias vezes ao Tribunal, com o intuito de recuperar a dívida que as Finanças têm para com ele.

Mas até ao momento, o Fisco não pagou o devido e, com os juros de mora e as custas dos processos, a Autoridade Tributária (AT) já lhe deve “quase dez mil euros”, revela o Jornal de Notícias.

Segundo o JN, em 1998 o empresário contestou o pagamento adicional de IRS no valor de 5 mil euros, mas a AT não considerou os seus argumentos válidos.

O ex-empresário pagou a verba em causa, mas recorreu da decisão para o tribunal.

Em 2014, ao cabo de 13 anos, o Tribunal Administrativo Fiscal de Viseu deu-lhe razão, “condenando a Autoridade Tributária a anular a nota de liquidação e a restituir a verba com juros”, frisa o Jornal de Notícias.

Como a AT não saldou a dívida, o homem, actualmente com 75 anos e reformado, teve que recorrer novamente ao Tribunal, exigindo a execução da anterior sentença, e voltou a ver a Justiça dar-lhe razão.

A AT continua no entanto sem pagar o valor devido, circunstância “inaceitável”, segundo o advogado do ex-empresário, Adriano Pereira.

O advogado adiantou ao JN que pondera solicitar a penhora das contas da AT para que o seu cliente receba o valor a que tem direito.

A AT é sempre muito rápida a cobrar, mas para pagar demora dezoito anos”, lamenta o advogado, considerando que “constitui crime a actuação dolosa do não cumprimento de uma decisão judicial”.

ZAP

6 Comments

  1. Se fosse comigo, eu dizia ao meu advogado para contactar um agente de execuções para especificamente penhorar as cagadeiras do ministério das finanças e depois expunha publicamente a noticia para deleite das revistas cor-de-rosa e vergonha desta republica de bananas. Quero ser Espanhol e deixar de ser Tuga. Viva el-Rey Filipe VI, fuera com la Mumia de Buliqueime (o Sr. Silva).

  2. O Zé Gordo tem razão no que toca a contactar o Agente de Execução. Pode ser uma solução. Quanto aos bens a penhorar não ia pelos sugeridos como também dispenso os restantes comentários.
    O Snr. Advogado deveria aconselhar o seu constituinte a recorrer para o Tribunal Europeu onde a justiça é célere e eficaz. Talvez queira um protagonismo de paróquia de rende o peixe ou é mais um licenciado em Direito que não se sabe mexer. Há tantos por aí.

  3. Se fosse o empresário a dever ao fisco até as calças e os sapatos já lhe tinham tirado e no final até ía preso, mas assim… ah tb o que são 18 anos? Coisa pouca afinal

  4. É como escrevo nem as instituições têm credibilidade é só SACANAS, que PUTO de país este Portugal se tornou é só SAQUES à vista desarmada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.