//

Finlândia vai investigar “extorsão” com direitos de autor a milhares de cidadãos

alexhp25 / Deviant Art

O troll de Dross por alexhp25

O troll de Dross por alexhp25

Na Finlândia as tácticas para extorquir dinheiro a pessoas que alegadamente terão feito downloads ilegais atingiu volume tal que o governo vai ter que intervir.

Segundo o Torrent Freak, inúmeras empresas decidiram aplicar a mesma táctica do spam ao combate aos downloads ilegais, e em vez de investigarem caso por caso, já nem se dão ao trabalho, optando por simplesmente enviar uma conta a pedir alguns milhares de euros de direitos de autor – por vezes, sem mesmo deles serem detentores.

O esquema consiste em tentar forçar o alegado pirata a resolver o problema – sob a ameaça de ser arrastado para os tribunais e ter que pagar multas bem mais avultadas – pagando uma dada quantia, menos volumosa, de “direitos de autor”.

O fenómeno na Finlândia atingiu proporções inesperadas, e estas cartas estão a ser enviadas para dezenas de milhares de pessoas, fazendo pensar que este tipo de negócio já se esteja a tornar numa verdadeira caça aberta a qualquer pessoa com internet, na esperança de que lá pelo meio se consiga meter medo a alguma que acabe por pagar.

O esquema vai já muito para além da simples ameaça a cidadãos que possam ter, inadvertidamente ou não, descarregado software, música ou filmes com direitos de autor.

Algumas empresas e órgãos de comunicação estão a ser contactados por falsos escritórios de advogados, em nome dos autores das fotografias usadas nos seus sites, exigindo pagamento de royalties – em alguns casos, relativo a fotos com licença Creative Commons ou de domínio público, e sem que os legítimos autores da fotografia sequer o saibam.

O negócio é altamente lucrativo… mas não para os verdadeiros detentores dos direitos cujos conteúdos terão sido descarregados ilegalmente. Por cada 100 casos pagos, o troll recebe 130 mil euros para as suas “despesas” e só 90 mil euros é que são devolvidos aos detentores dos direitos.

O que explica porque motivo é tão vantajoso enviar dezenas de milhares de ameaças.

O Governo Finlandês, perante o volume de queixas dos cidadãos, tem agora uma palavra a dizer, e alguns políticos já frisaram que as leis de protecção dos direitos de autor não são uma carta-branca para este tipo de comportamento abusivo – que visa meramente extorquir dinheiro aos cidadãos.

Fosse outro o Governo, ainda se lembraria em vez disso de arranjar forma de receber uma comissão pelos valores cobrados por estes novos trolls do copyright.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.