//

Finanças pedem inquérito à sua própria atuação após entrevista a Carlos Alexandre

10

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre

A Direção-Geral da Autoridade Tributária (AT) solicitou à Inspeção-Geral de Finanças a realização de um inquérito à atuação da AT na sequência das declarações públicas do juiz Carlos Alexandre.

O Ministério das Finanças anunciou esta quarta-feira que já que informou o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (SEAF) sobre “a realização de um inquérito à atuação da Autoridade Tributária em causa”.

A 17 de setembro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, mostrou-se convencido de que havia matéria suficiente nas declarações do juiz Carlos Alexandre para que a AT abrisse um inquérito.

Em causa estão declarações do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) que, numa entrevista ao semanário Expresso, referia que a AT “em virtude de a certa altura ter chegado à conclusão” que a sua declaração de impostos era declarada tardiamente – em agosto em vez de julho -, fez comparecer perante a sua mulher “uma equipa de inspetores para saber a razão do atraso. Concluíram que foi tudo declarado ao cêntimo. Isto foi há 4 ou 5 anos”.

“Um dia explicarei em público, no dia em que quem me quiser sujeitar ao processo criminal e disciplinar que daí advirá. Saber porque é que a Direcção-Geral da AT decidiu empreender uma fiscalização ao momento em que era liquidado por terceiro funcionários do lote de 60 existentes na repartição e de sete mil existentes na AT. Um dia explicarei o meu pensamento sobre o procedimento da AT”, disse Carlos Alexandre, recusando a ideia de estar a ser perseguido. “Estou a ser escrutinado pelas autoridades adequadas”.

À pergunta “houve uma intenção?”, o juiz respondeu: “Podemos subentender isso”.

Na altura, Paula Ralha lembrou que “um juiz tem todo o poder para mandar ver o que se passa relativamente a essa situação e se julga que foi escrutinado de forma errada deve denunciar essa situação”.

“O que nós apelávamos é que o processo de inquérito fosse rápido e as conclusões fossem tornadas públicas”, disse então o sindicalista.

ZAP / Lusa

10 Comments

  1. Este SENHOR Doutor Juiz, anda a incomodar muita gente…
    Portugal, precisa de muitos HOMENS assim!!!
    Para nosso bem, espero que não lhe façam a cama…

  2. Não é só o Juiz Carlos Alexandre que se queixa de ter a sua Contabilidade vasculhada ao pormenor, quando faz, afirma ou prova algo incómodo.
    Perguntem a alguns Jornalistas polémicos, quantas vezes são chamados
    à AT para verificação/validação das contas.

  3. Os f.d.p. andam a vasculhar as contas de toda a gente desde há 4 anos para cá, há pessoas a pagarem 10 e 15 mil euros dessa altura, alguns nem isso ganaharam nesse ano e houve uma pessoa que teve que pagar 20.000€ quando foi isso que ganhou nesse ano, para quem não saiba as finanças andam num roubo descarado e ninguém pôe mão nisso pois interessa aos ladrões, oooooooopppppppppssssssss….aos governantes.

  4. Se pagou tudo ao cêntimo, mas entregou fora de prazo, terá também pago multa, como qualquer outro cidadão.

    Não vejo razão para ser especialmente “escrutinado”.

    Foi um perda de recursos que podiam ser usados a investigar outros casos certamente muito mais duvidosos.

  5. Um filme de Jorge Pelicano, a não perder e disponível no You Tube, com o título:
    “Ainda ha há pastores?”
    Quando é que este realizador faz um filme com o título: “Ainda há privacidade?”

  6. Seria bom que estimassem e tivessem muito respeito por este Se hor desta tempera nao ha muitos homens,por azar da humanidade,Certo..

  7. Acho bem que vasculhem as contas a este e a outros senhores. Mas não é as contas dos últimos meses ou últimos 2,3 anos. Vasculhar contas,sim de 10 a 15 anos até ao presente.Certos assuntos fazem parte de uma agenda. Essa agenda, são programas ou metas que tem de ser estabelecidas. O problema disto é que as pessoas que trabalham nestas instituições,são coniventes com o sistema,inclusive foram lá colocadas para esse efeito. Resumindo,deixam escapar propositadamente algumas informações,mas somando tudo,vai dar águas de bacalhau. Em nada. Isto está tudo tão bem montado,que não há nada a fazer. Desde o mais pequeno dos funcionários,até ao topo,está uma máquina,como um relógio Suíço,a funcionar sem qualquer problemas. Andaram mais de 40 anos a trabalhar neste sentido. As pessoas são quem elas querem,as leis são feitas para eles, fábricas,empreendimentos que não estão de acordo com eles,fazem tudo para ficar com elas ou simplesmente destroem. ( metalúrgicos de navios, comboios,automóveis e motociclos,pescas,agricultura,etc. ) Única solução,revolução. ( Já reparam quem se assenta na assembleia,tiram um, porque entrou para a reforma,por vezes antecipada,porque vão para os privados,mas metem logo outro da mesma estirpe,colocado pelo anterior. ) Temos tramados. Parece a casa dos segredos,ninguém se conhece,mas afinal vai-se haver,já dormiram todos juntos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.