Finanças andam há 4 anos a notificar idosa que já morreu por dívidas que não tinha

9

As Finanças estão a ameaçar uma idosa com penhoras, por alegadas dívidas, há quatro anos, sem o conseguirem. A senhora morreu há quatro anos.

O caso é reportado pelo Jornal de Notícias, que salienta que as ameaças de penhora da Autoridade Tributária (AT) continuam a chegar todos os meses, apesar de a idosa já ter falecido há quatro anos.

O diário reporta que os emails com as notificações do Fisco são enviados para o neto da senhora, que seria responsável por lhe preencher e entregar o IRS, tendo os seus dados pessoais associados ao perfil da idosa no portal da AT.

Num desses emails, citado pelo JN, constará que “da consulta ao sistema informático da AT foi detectada a existência de dívidas relativamente reduzidas, resultantes do não pagamento dessas importâncias, dentro do prazo legal”, justificando assim as ameaças de penhora.

A família da idosa alega que a senhora não pode ter contraído as dívidas de que a acusam e já foi ao balcão das Finanças por mais de uma vez, apresentando a certifidão de óbito. Todavia, relata o JN, o caso continua sem resolver.

Os funcionários da AT terão garantido aos familiares da senhora falecida que se trataria de “um erro informático e que a situação seria corrigida imediatamente”, mas após cinco idas às Finanças, os emails com ameaças de penhora continuam a chegar.

ZAP

9 COMENTÁRIOS

  1. É a AT que temos infelizmente. Quem deve a serio são perdoados .
    Portugueses de 1ª e portugueses de 2ª. Esta porcaria não muda.

  2. O neto da Senhora que se acautele, pois o “erro informático” ( que devia ter sido corrigido por mãos humanas !!!! ) pode penhorar-lhe as contas bancárias por conta da divida da avó !!!
    Quando a vontade é nenhuma, a AT sabe desculpar-se com erros informáticos.
    Quando a vontade é muita, até fazem liquidações e notificações à mão !!!!

  3. Pois, muitas vezes a AT até faz corar os maiores ladrões, tal é a ligeireza e a eficácia com que vai ao bolso das pessoas. Assim, à custa do sofrimento injustificado de alguns cidadão, se vão enchendo os cofres do estado para depois serem novamente esvaziados com os delírios dos do costume…
    É caso para perguntar: esta máquina administrativa quem serve realmente? Os cidadãos? Não me parece…

  4. a mim mandaram-me para franca e lembraram-se de me pedir 5 mil euros de impostos. impostos esses que eu ja paguei em franca. pais que me da trabalho como enfermeiro. ja dei todas as provas que resido e tenho a minha morada fiscal em franca… resposta: tem mais é que pagar!
    é dificil conseguir a ser patriota…

  5. Porque ninguém dá a “nova” morada da senhora às finanças, assim já sabiam onde a podiam notificar. Já agora, podiam mandar para lá uns quantos fiscais esperarem pela resposta.
    A desculpa do momento para a incompetência tem sempre o mesmo nome “erro informático”, uma desculpa que já se torna ridícula. Quando se enganam, “erro informático”, quando se atrasam nos pagamentos, “erro informático”, a informática tem as costas largas, não se queixa e não fala.

  6. E por acaso os funcionários responsáveis pelo caso não deveriam ser demitidos, multados e apanharem prisão? É que assim andamos toda a vida a ler ou ouvir notícias das mais rocambolescas acerca destes incompetentes e intocáveis funcionários pagos por nós.

    • …INCRIVEL e quem come à nossa custa , não são os mesmos da tal AT… KKKKKKKK
      Colega isto não presta. chão umas autenticas chagas humanas na SURRICE.

  7. O meu pai faleceu no dia seguinte a ter sido notificado pela AT que lhe tinham penhorado todo o património e que o mesmo já tinha data marcada de venda quando, na verdade foi um erro informático. Tinha sido o ” sistema central” que tinha automaticamente enviado a citação.

RESPONDER

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Caso Rui Pedro: Afonso Dias poderá sair da prisão em breve

Afonso Dias cumpre no próximo mês de março dois terços da pena a que foi condenado, podendo sair em liberdade condicional já nos próximos dias. Depois de dois anos preso na cadeia de Guimarães, Afonso Dias …

-

Venda do Novo Banco avança com os norte-americanos do Lone Star

O fundo norte-americano Lone Star foi o escolhido pelo Banco de Portugal para a compra do Novo Banco. O supervisor anuncia, nesta segunda-feira, o arranque das "negociações exclusivas". "O Banco de Portugal decidiu seleccionar o potencial …

Donald Trump com o seu vice-presidente, Mike Pence.

Mike Pence assegura em Bruxelas que EUA vão manter cooperação com UE

O vice-presidente norte-americano assegurou esta segunda-feira, em Bruxelas, que a administração de Donald Trump tem o "forte compromisso" de prosseguir a cooperação com a União Europeia, porque EUA e Europa "partilham os mesmos valores". "Hoje é …

António Domingues, o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos

"Domingues está mortinho por mostrar SMS de Centeno"

O futuro de Mário Centeno está nas mãos do ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues. É Marques Mendes quem o diz, salientando que o ex-gestor do banco público está "mortinho por mostrar …

-

Detidos dois dos reclusos que fugiram da prisão de Caxias

Dois dos três reclusos que fugiram do estabelecimento prisional de Caxias, Oeiras, foram detidos em Madrid, no domingo, com documentos de identificação falsos, disse à Lusa fonte da polícia nacional espanhola. A mesma fonte adiantou que …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia do Norte desconfia da investigação malaia à morte de Kim Jong-nam

O embaixador de Pyongyang na Malásia disse esta segunda-feira que a Coreia do Norte não pode confiar na investigação da polícia malaia à morte do meio-irmão do seu líder, após ser convocado pelo Governo de …

-

Deco quer retirar do mercado pinturas faciais do Carnaval

A associação de defesa do consumidor revelou esta segunda-feira que há pinturas faciais para crianças à venda com ingredientes que provocam alergias ou irritações na pele. A Deco anunciou também que vai denunciar a ausência de …

Orangotango bebê

Beijos de orangotangos podem guardar segredo da origem da fala humana

Uma equipa de cientistas afirma ter começado a desvendar segredos da origem da fala humana através da análise dos sons dos "beijos" emitidos pelos orangotangos. Uma das revelações do estudo, realizado na Universidade de Durham, no …

-

Peugeot-Citroën vai pagar 2 mil milhões pela Opel

A compra da Opel pela PSA, um negócio avaliado em 2000 milhões de dólares, será fechado esta semana e anunciado oficialmente na quinta-feira, quando o grupo que controla a Peugeot e a Citroen apresentar os …

-

Astrónomos querem que a Lua passe a ser um planeta

Alan Stern, principal investigador da missão New Horizons da NASA em Plutão, juntamente com cinco colegas, pretende reescrever a definição de "planeta". Segundo o The Times, uma das principais alterações que o grupo de cientistas quer introduzir …