Finanças andam há 4 anos a notificar idosa que já morreu por dívidas que não tinha

4

As Finanças estão a ameaçar uma idosa com penhoras, por alegadas dívidas, há quatro anos, sem o conseguirem. A senhora morreu há quatro anos.

O caso é reportado pelo Jornal de Notícias, que salienta que as ameaças de penhora da Autoridade Tributária (AT) continuam a chegar todos os meses, apesar de a idosa já ter falecido há quatro anos.

O diário reporta que os emails com as notificações do Fisco são enviados para o neto da senhora, que seria responsável por lhe preencher e entregar o IRS, tendo os seus dados pessoais associados ao perfil da idosa no portal da AT.

Num desses emails, citado pelo JN, constará que “da consulta ao sistema informático da AT foi detectada a existência de dívidas relativamente reduzidas, resultantes do não pagamento dessas importâncias, dentro do prazo legal”, justificando assim as ameaças de penhora.

A família da idosa alega que a senhora não pode ter contraído as dívidas de que a acusam e já foi ao balcão das Finanças por mais de uma vez, apresentando a certifidão de óbito. Todavia, relata o JN, o caso continua sem resolver.

Os funcionários da AT terão garantido aos familiares da senhora falecida que se trataria de “um erro informático e que a situação seria corrigida imediatamente”, mas após cinco idas às Finanças, os emails com ameaças de penhora continuam a chegar.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É a AT que temos infelizmente. Quem deve a serio são perdoados .
    Portugueses de 1ª e portugueses de 2ª. Esta porcaria não muda.

  2. O neto da Senhora que se acautele, pois o “erro informático” ( que devia ter sido corrigido por mãos humanas !!!! ) pode penhorar-lhe as contas bancárias por conta da divida da avó !!!
    Quando a vontade é nenhuma, a AT sabe desculpar-se com erros informáticos.
    Quando a vontade é muita, até fazem liquidações e notificações à mão !!!!

  3. Pois, muitas vezes a AT até faz corar os maiores ladrões, tal é a ligeireza e a eficácia com que vai ao bolso das pessoas. Assim, à custa do sofrimento injustificado de alguns cidadão, se vão enchendo os cofres do estado para depois serem novamente esvaziados com os delírios dos do costume…
    É caso para perguntar: esta máquina administrativa quem serve realmente? Os cidadãos? Não me parece…

  4. a mim mandaram-me para franca e lembraram-se de me pedir 5 mil euros de impostos. impostos esses que eu ja paguei em franca. pais que me da trabalho como enfermeiro. ja dei todas as provas que resido e tenho a minha morada fiscal em franca… resposta: tem mais é que pagar!
    é dificil conseguir a ser patriota…

  5. Porque ninguém dá a “nova” morada da senhora às finanças, assim já sabiam onde a podiam notificar. Já agora, podiam mandar para lá uns quantos fiscais esperarem pela resposta.
    A desculpa do momento para a incompetência tem sempre o mesmo nome “erro informático”, uma desculpa que já se torna ridícula. Quando se enganam, “erro informático”, quando se atrasam nos pagamentos, “erro informático”, a informática tem as costas largas, não se queixa e não fala.

  6. E por acaso os funcionários responsáveis pelo caso não deveriam ser demitidos, multados e apanharem prisão? É que assim andamos toda a vida a ler ou ouvir notícias das mais rocambolescas acerca destes incompetentes e intocáveis funcionários pagos por nós.

    • …INCRIVEL e quem come à nossa custa , não são os mesmos da tal AT… KKKKKKKK
      Colega isto não presta. chão umas autenticas chagas humanas na SURRICE.

  7. O meu pai faleceu no dia seguinte a ter sido notificado pela AT que lhe tinham penhorado todo o património e que o mesmo já tinha data marcada de venda quando, na verdade foi um erro informático. Tinha sido o ” sistema central” que tinha automaticamente enviado a citação.

RESPONDER

-

PJ desmantelou organização criminosa ligada ao tráfico de drogas por via áerea

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma organização criminosa, sediada na região de Lisboa, dedicada ao tráfico internacional de estupefacientes por via aérea que decorria há dois anos e durante a qual foram detidas várias pessoas. A …

O papa Francisco

Visita do Papa abre excepção para gastos até 5 milhões por ajuste directo

O governo criou uma excepção à medida no âmbito da visita do Papa a Fátima, permitindo a contratualização de despesas por ajuste directo até um montante máximo de 5,1 milhões de euros. O novo decreto-lei publicado …

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado constituído arguido na Operação Marquês

O ex-presidente do BES Ricardo Salgado está a ser interrogado pelo Ministério Público depois de ter sido constituído arguido, esta quarta-feira, no âmbito da Operação Marquês, o processo que envolve José Sócrates. De acordo com a …

O ministro das Finanças, Mário Centeno, no debate do OE 2017

Centeno exalta-se com as críticas do PSD. "Não faz ideia do que é um banco!"

Mário Centeno zangou-se no Parlamento com as críticas do deputado do PSD António Leitão Amaro e aumentou o tom para lhe responder, durante a audição sobre a Caixa Geral de Depósitos. "Não faz a menor ideia …

-

Atentado suicida contra forças governamentais faz dezenas de mortos no Mali

Um bombista suicida matou esta quarta-feira pelo menos 37 ex-rebeldes e membros de grupos armados pró-governamentais na cidade de Gao, no norte do Mali, indicou uma fonte militar. Fontes médicas falam em mais de 60 mortos. "Um …

José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos

Bastonário da Ordem dos Médicos alerta para o "negócio milionário" da Saúde 24

Um dia antes das eleições que vão escolher o seu sucessor, José Manuel Silva denuncia a linha de apoio como sendo um "negócio milionário" e um "desperdício", comparando com a situação no SNS, onde "quase …

Apanha da azeitona

Autarca denuncia trabalho escravo no Alentejo

Há trabalhadores imigrantes que vivem em condições deploráveis no Alentejo, uma situação de verdadeiro "trabalho escravo" que é "uma vergonha" para o país. A denúncia é feita por um autarca em plena campanha da apanha …

-

Infarmed alerta para riscos de automedicação com omeprazol

O Infarmed vai alertar a população para os riscos da automedicação com omeprazol, um fármaco para a úlcera gástrica e a doença do refluxo gastro esofágico, cuja utilização prolongada sem indicação clínica tem "efeitos adversos …

-

Autor do ataque em Istambul planeou massacre na praça de Taksim

O autor confesso do atentado perpetrado numa discoteca na noite de passagem de ano em Istambul declarou que o plano inicial era cometer um massacre na praça Taksim, no centro da cidade turca, informa o …

Manuel Valls, primeiro-ministro da França

Manuel Valls agredido com um estalo durante campanha em França

O ex-primeiro-ministro de França e candidato às presidenciais francesas, Manuel Valls, foi recebido com um estalo de um jovem, esta terça-feira, quando saía do edifício camarário de Lamballe, na região da Bretanha. Enquanto cumprimentava a população, …